Pesquisar

#141: Drywall no litoral: o que NUNCA usar e o que escolher!

Evitar alguns erros no Drywall quando se vai construir na praia é primordial para que vc não perca o investimento e comprometa a saúde do seu espaço com infiltrações, manchas e ferrugem. Construir no litoral exige cuidados especiais, principalmente quando se utiliza Drywall. Para evitar problemas e garantir uma obra resistente, fique atento aos erros mais comuns na instalação do Drywall em cidades litorâneas.

A maresia, a umidade e o vento são intempéries comuns em regiões litorâneas. Não é atoa que a dúvida mais comum quando falamos de Drywall e praia seja sobre a resistência e durabilidade do sistema sob essas condições climáticas.

E a boa noticia é que o Drywall no litoral pode ser uma excelente escolha se forem utilizados os materiais e técnicas adequadas. Evitar esses erros que mostraremos abaixo e que são os mais comuns garante mais durabilidade e resistência à maresia, evitando gastos desnecessários com manutenção.

1. Utilizar placas de Drywall comuns

O Drywall tradicional (ST – Standard) não foi projetado para suportar a umidade e a maresia presentes no ambiente praiano. Ao absorver umidade, as placas podem deformar, mofar e até mesmo comprometer a estrutura.

Solução: Use placas de Drywall RU (Resistentes à Umidade), Placas Cimentícias, Sp Glass ou Glassroc que possuem tratamento especial para evitar infiltração e mofo. Elas são ideais para banheiros, cozinhas e regiões litorâneas.

Veja com mais detalhes sobre cada uma delas clicando nas suas respectivas imagens abaixo.

2. Escolher perfis metálicos inadequados

Os perfis metálicos comuns, se não forem adequados para o litoral, podem enferrujar rapidamente devido à exposição à maresia, comprometendo a resistência da estrutura.

Solução: Utilize perfis galvanizados Z275, que possuem uma camada de proteção contra corrosão, garantindo maior durabilidade mesmo em regiões com alta umidade e salinidade.

3. Usar parafusos errados

Os parafusos comuns de aço carbono oxidam rapidamente em ambientes litorâneos, comprometendo a fixação das placas e gerando manchas na parede.

Solução: Opte por parafusos zincados ou inoxidáveis, que são resistentes à corrosão e garantem maior segurança para a estrutura.

4. Não aplicar a pintura correta

A maresia pode penetrar no drywall se a pintura não oferecer proteção adequada. Muitas pessoas usam tintas comuns, o que reduz a durabilidade das paredes.

Solução: Prefira tintas acrílicas premium ou epóxi, que criam uma barreira contra a umidade e aumentam a resistência do drywall no litoral.

5. Não utilizar massa de rejunte flexível

O uso de massas inadequadas para o rejunte das placas pode gerar fissuras e rachaduras devido à dilatação causada pela umidade.

Solução: Utilize massa de rejunte flexível, que se adapta às mudanças climáticas e evita problemas estruturais ao longo do tempo.

Se você está planejando construir na praia, siga essas dicas e tenha um ambiente seguro e durável. A UltraObra comercializa não somente todos esses tipos de placas citadas na dica 01, como os perfis, parafusos, tinta e massas também. Clique aqui e já sai com o orçamento pronto para chegar na sua obra.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress