Saídas de emergência são caminhos seguros e planejados que permitem a evacuação de um local em caso de perigo. São obrigatórias por lei e são um dos elementos mais importantes da segurança de um local. No post de hoje você vai ver qual material usar na rota de fuga com Drywall.
Mais indicada para saídas de emergência, escadas enclausuradas, e ambientes que apresentam risco de incêndio, a placa de Drywall resistente ao fogo, também conhecida como RF costuma ser exigência do Corpo de Bombeiros em uma construção civil.
A fibra de vidro auxilia para que a placa rosa se torne mais eficaz e segura do que as outras, cumprindo os requisitos exigidos na Norma de Desempenho NBR 15.575. Essas placas foram produzidas especialmente para as áreas de risco, e são extremamente resistentes. Sua coloração rosa torna seu reconhecimento ainda mais fácil.
Como uma solução eficiente na prevenção de incêndios, entre outras vantagens do drywall, ele tem se tornado cada vez mais popular nas mais diversas construções. Com resistência ao fogo, as placas de gesso acartonado evitam que as chamas se alastrem e proporcionam mais tempo hábil para uma evacuação.
Então, mais do que ter placas de sinalização e iluminação indicando o trajeto de saída, as rotas de fuga precisam conter materiais específicos. É valido ainda outros dispositivos de segurança ou combinações destes, como portas, corrimãos, antecâmaras, passagens externas, escadas etc., e devem ser à prova de fogo, calor e fumaça garantindo tempo de resistência o suficiente para permitir a passagem das pessoas de forma segura.
Viu só como é fácil ter um ambiente seguro? Para entender mais sobre o Drywall, clique aqui.
Até o próximo post!