O tipo de sistema construtivo influência nos prazos, custos, desempenho e sustentabilidade da sua obra. Tradicionalmente, a alvenaria é o método mais utilizado no Brasil, mas sistemas inovadores vêm ganhando espaço por suas vantagens. Hoje vamos descobrir essas novidades e ver as diferenças entre a alvenaria e sistemas construtivos a seco.
Quem nunca se perdeu com o tempo de construção mais longo? Ou então que extrapolou o orçamento devido aos desperdícios de mão de obra e material? Pensando nisso, embora a alvenaria tenha um custo relativamente acessível, dependendo da região e boa resistência mecânica ela ainda não consegue suprir os 2 principais problemas da construção civil: tempo e contaminação do meio ambiente.
Nesse momento nasce outros métodos construtivos que além de inovadores, são mais eficientes e sustentáveis. Um exemplo é a construção industrializada modular. Muito voltado para métodos que usam menos água, dão origem no que chamamos de construção a seco. Veja mais abaixo sobre os sistemas construtivos a seco.
Com os avanços na construção civil, surgiram métodos mais eficientes, sustentáveis e rápidos, como o Drywall e Steel Frame.
Steel Frame
É um sistema composto por perfis de aço galvanizado e fechamento em placas cimentícias, Drywall ou painéis OSB. A alvenaria tradicional utiliza materiais como tijolos, blocos de concreto, pedra, cimento e argamassa. Esses materiais são geralmente pesados e requerem muito trabalho manual. Já os sistemas construtivos inteligentes utilizam materiais leves e modernos, como as placas citadas no Steel Frame.
A alvenaria tradicional pode ser limitada em termos de flexibilidade de design devido à natureza rígida dos materiais utilizados.
Materiais e métodos inovadores muitas vezes oferecem mais flexibilidade de design, permitindo a criação de edifícios personalizados e eficientes em termos de espaço.
É nesse mesmo sentido que nasce o Drywall. Com a função de dividir os ambientes, esse tipo de sistema construtivo ajuda a criar e separar novos ambientes em poucos dias. Grande parte do material já chega pronto no canteiro de obras, diminuindo os afazeres do prestador de serviços.
Sendo assim, a construção a seco além de ser mais rápida é mais economica, tanto pela precisão de quantidade de material, como também pelo menor desperdício do mesmo.
Se você deseja construir ou reformar com a construção a seco, clique aqui e faça seu orçamento a partir de agora.
Leia mais sobre construção a seco no post abaixo.
Até o próximo post!