Pesquisar

#108: História do Steel frame. Quando chegou no Brasil?

A História do Steel Frame pode começar a ser contada como um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado em vez de cimento e tijolos. Em grande parte, foi usada após catástrofes humanitárias para reconstruir casas de forma mais rápida ao mesmo tempo que fossem mais resistentes. Entenda mais sobre o Steel Frame e veja quando chegou no Brasil esse tipo de obra sustentável.

Um fato curioso da história do Steel Frame é que teve sua origem através da madeira. SIM! O sistema de Wood Frame foi o grande impulsionador da construção em aço, pois foi o primeiro material a ser usado como construção modular pelos colonizadores nos EUA durante o século XIX. Neste período, com o grande crescimento da população foi necessário buscar métodos rápidos e produtivos para serem empregados na construção de habitações, utilizando os materiais disponíveis na região, no caso, a madeira. 

Foi somente no período pós 2ª Guerra Mundial, a partir de 1945, que houve um grande crescimento da economia americana e um elevado crescimento na produção de aço. Isso possibilitou a substituição do uso da madeira pelo uso das estruturas em aço. Nascia portanto os primeiros projetos de casas em aço. O mercado passou de 500 casas construídas em 1992 para 500.000 em 2004.

Um outro fato que ocorria simultaneamente e que acabou contribuindo para a integração do Steel Frame no mercado da construção civil foi a escolha do Japão em adotar o método para fazer a reconstrução de inúmeras casas após uma grande catástrofe, a Bomba de Hiroshima.

Sendo assim, Japão e EUA não só marcaram a história do Steel Frame como reforçaram a resistência do material usando o produto para a reconstrução das casas habitacionais pós catástrofes. Em ambos os exemplos, nota-se que foram produtos escolhidos devido a sua resistência contra terremotos e momentos em que se pedia agilidade para a conclusão dos ambientes. Após os exemplos citados então, chegou a vez do Steel Frame aterrizar na América do Sul, pelo Chile. 

Em fevereiro de 2010, uma reconstrução rápida e muito organizada baseada no LSF foi o ponta a pé para o sistema se desenvolver. Em 2015, cerca de 60% das construções chilenas já haviam sido feitas com o Steel Frame.

Foi somente na década de 90 em que o Steel Frame chegou ao Brasil. Entre as principais construções estão os alojamentos de obras, creches, escolas, shopping centers, galpões, lojas comerciais e é claro, as residências familiares.

Desde 2014 o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), realiza pesquisas com fabricantes de perfis galvanizados para Light Steel Frame (LSF) e para Drywall. O objetivo é traçar um panorama do segmento e acompanhar a sua evolução.

Como podemos concluir, a origem do steel frame proporcionou uma série de inovações na construção civil e certamente continuará avançando no Brasil e em todo o mundo. Por isso a história do Steel Frame continua se reinventando, dia após dia.

Continue acompanhando o blog da UltraObra para saber mais sobre o Steel Frame. Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress