O Drywall é um sistema construtivo que é mais leve que a alvenaria, mais rápido de ser instalado e um tipo de material que dispensa o uso de cimento e argamassa, deixando o projeto mais sustentável devido a redução de água nesses processos. Por ser simples e inovador, a etapa de finalização de como pintar um Drywall, qual tinta usar e se é possível seguir um passo a passo semelhante aos convencionais das paredes de tijolo pode gerar dúvidas e insegurança. A partir de agora você confere todos os detalhes sobre a pintura de Drywall.
A superfície de gesso Drywall pode absorver os principais tipos de tintas do mercado, da mesma forma que uma parede de argamassa. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber ao pintar uma parede de Drywall é que a superfície da placa precisa estar preparada. Veja como pintar Drywall a partir de agora.
1) Nivelamento
Assim como uma parede de alvenaria precisa estar emassada, o Drywall também precisa estar preparada, ou seja, nivelada e com o tratamento de juntas seco. Depois de fixado as placas nas estruturas de aço, é preciso fazer a aplicação de massa sob os parafusos, como também no encontro entre uma placa e outra. Nesse espaçamento aplicamos também as fitas, para que juntos, promovam uma camada lisa e homogênea de parede ou forro. Para tal processo, chamamos de tratamento de juntas. Confira como fazer no post abaixo.
Além disso, durante a aplicação, provavelmente haverá processos de cortes e perfurações, que inevitavelmente vão precisar receber um pouco de massa e lixamento. Para isso, indica-se o uso de massas específicas para Drywall, e lixas de granulação entre 120 e 180.
Atenção: Se a área de instalação do Drywall for em áreas úmidas, como cozinha, banheiro e lavanderias, recomenda-se fazer uma impermeabilização antes da aplicação da massa, assim garantimos uma pintura mais duradoura e um acabamento mais homogêneo ao espaço.
2) Fundo preparatório
Com a parede toda nivelada, aplicamos um fundo preparatório ou um selador acrílico, isso garantirá rendimento maior a sua tinta. Vale ressaltar que algumas tintas, especialmente as próprias de Drywall já contam com esse fundo na composição dispensando a etapa. Caso ao contrário, não deixe de fazer esse processo para atingir mais economia e desempenho à sua obra na hora de usar a tinta para Drywall.
Vale lembrar que a placa de Drywall é porosa e por isso, tende a “reter” mais tinta, diminuindo a espalhabilidade do produto. Com a película do selador ou fundo, você se livra desse problema.
3) Pintura
O número de demãos varia de acordo com a superfície e da tinta, mas no geral, não tendem a ultrapassar de 2 a 3 aplicações. Outra dica é utilizar um rolo de lã de pelos médios (22 mm) para as primeiras aplicações e pelos curtos (9 mm) para reformas. E por último, não se esqueça de conferir o tempo de secagem do fabricante.
Dicas Extras.
Se a sua pintura amarelar… cuidado com a umidade! Esse é o principal indicador de que a impermeabilização não foi eficiente. Se isso acontecer, o ideal é passar uma lixa 220 e pintar de novo.
Durante a pintura, bolhas! Nesses casos raspe com uma espátula para arrancar toda película de tinta sobressalente e refaça o processo: fundo preparador, a massa corrida e, por último, pinte novamente.
…e se descascar? Não hesite em lixar a placa e reaplicar a tinta.
posso fazer a aplicação de textura nas paredes? Sim, desde que não seja a base de cal.
Agora que você já sabe tudo sobre tinta para Drywall e como pintar Drywall deve estar se perguntando onde comprar a tinta. Aqui na UItraObra nós temos opções como as específicas para o sistema de Drywall, mas também as tradicionais.
Para comprar ou fazer um orçamento direto com um dos nossos consultores, clique aqui.
Até o prómixo post!