O Drywall é atualmente um dos sistemas construtivos mais rápidos e simples de ser instalado. O principal diferencial é o uso de peças pré moldadas, ou seja, materiais prontos para o uso, com um padrão de qualidade e dimensão próprios. Sendo assim, é muito comum o corte das placas para a personalização do ambiente. Veja o passo a passo de como cortar Drywall para garantir uma obra sem desperdícios e futuras patologias.
Cortar corretamente o Drywall diminui o desperdício de material mas principalmente garante um acabamento melhor ao projeto.
O Drywall é feito de gesso e papel cartão, sendo muito comum o corte com irregularidades nas bordas, as famosas rebarbas e falhas na superfícies das placas. Isso deixará as juntas aparentes além de comprometer a integridade das placas. Cortar Drywall com precisão aumenta a eficiência no trabalho, pois permite que o profissional evite refazer o corte ou corrigir erros.
Para isso, veja agora o passo a passo de como cortar Drywall, as ferramentas necessárias e a forma de fazer a limpeza ao cortar.
1) Medir, Marcar e Cortar.
Este material é leve e fácil de manusear, além de permitir criar divisórias, forros e revestimentos com rapidez e eficiência.
O primeiro passo é fazer a marcação das medidas com o auxílio de uma trena e posteriormente de uma régua. Para cortes em que a aplicação será no canto, podemos usar um esquadro para melhor precisão das linhas e desenhos.
Dica: Se preferir, use uma serra circular para cortar Drywall. Lembre somente de utilizar uma lâmina específica para Drywall.
Feito o desenho, faça o primeiro corte com estilete e/ou faca de corte para Drywall. Marque a linha e, em seguida, reforce o corte com mais uma camada. Depois, dobre o Drywall ao longo da linha de corte para quebrá-lo. Finalize cortando o lado do papelão também.
Dica: Para cortes curvos ou para criar aberturas para tomadas e interruptores use um serrote próprio de Drywall.
2) Acabamento.
Após realizar o corte, use uma plaina ou uma simples lixa para Drywall para suavizar as bordas e remover qualquer irregularidade. Feito essa finalização, você está pronto para começar a fixar as placas nas estruturas, como guias e montantes. Veja como prosseguir com a instalação clicando na imagem abaixo.
Caso durante o corte de Drywall você danifique a peça, é possível fazer pequenos reparos com a massa de Drywall depois de instalada.
3) Limpeza
Agora que você já sabe como cortar o Drywall, é importante limpar o pó e os resíduos. Use uma vassoura e pó ou aspirador doméstico comum.
Dicas extras:
- Faça marcações de corte de ambos os lados do Drywall para garantir precisão.
- Sempre use equipamentos de segurança apropriado, como óculos de segurança e luvas para evitar acidentes.
- Utilize as sobras para base de apoio durante o plaqueamento das chapas próximas ao chão. Isso garante o espaço adequado de segurança contra água e umidade, principalmente se não for colocado rodapé nesse espaço.
Com todo esse passo a passo apresentado aqui de como cortar Drywall, você já domina as principais técnicas de como realizar cortes precisos e obter resultados profissionais em seus projetos de construção.
Lembrando que em todas as nossas lojas você encontra todos os tipos de placa para Drywall como também as principais ferramentas usadas durante o processo de instalação.
Até o próximo post!