Essa modalidade construtiva possibilita uma entrega até 6 vezes mais rápida que a alvenaria. Mas quais são as reais diferenças entre a construção offsite e a alvenaria? Veja como funciona a produção antecipada dessas partes da obra.
A modernização de antigas técnicas, como a alvenaria se mostra cada vez mais relevante para o planeta, pois ajuda a resolver problemas como a contaminação do solo em canteiros de obras, beneficia financeiramente os projetos, pois proporciona a exatidão dos cálculo dos materiais, mas principalmente diminui o tempo de conclusão de execução.
Mas o que significa offsite e qual seria a diferença para alvenaria?
O termo poderia ser traduzido como “fora do canteiro de obras”. A fabricação das partes do imóvel acontece de forma modular, onde se produz a maior parte da estrutura (ou toda ela) de modo industrializado. Depois de pronto, transporta-se as peças e apenas o processo de montagem é in loco.
Logo, a construção off site passa pela transformação do canteiro de obras em uma linha de montagem. Isso é semelhante ao que ocorre em outras indústrias, como a automobilística.
Cabe portanto aos profissionais do canteiro só a função de montar o imóvel, diferentemente da alvenaria.
Um dos principais benefícios da construção modular offsite é a facilidade de escalar a produção. E o motivo disso é que o processo de fabricação das peças é industrial e automatizado. Assim, fica mais fácil, rápido e barato expandir a produção e aumentar a quantidade de obras simultâneas.
Outro ponto que precisamos destacar da construção offsite é que é considerado um método construtivo que atende muito mais ao conceito de sustentabilidade que o modo tradicional. A começar pela menor necessidade do uso de água, já que os principais materiais utilizados derivam do aço e não da alvenaria.
Um exemplo desses sistemas são o Drywall e o Steel Frame. Nos dois casos temos esses sistemas como exemplos de produções offsite, já que adotam o conceito de se construir com materiais pré fabricados e pré moldados.
Em um outro post aqui do blog, você consegue encontrar mais detalhes e mais informações sobre a construção em Drywall e Steel Frame.
Sendo assim, uma série de eventos permite que a construção offsite alcance desempenho superior ao modelo tradicional.
Com tantas vantagens, fica fácil perceber como a construção off-site está se destacando no mercado. Não importa qual material seja a base da obra, o mercado busca cada vez mais produtividade e segurança, fatores que a construção off-site leva larga vantagem sobre os métodos tradicionais, e isso deve aumentar cada dia mais.
Se você deseja fazer um orçamento com os materiais pré fabricados de Drywall, clique aqui.
Até o próximo post!