Quem nunca sonhou em construir à beira- mar? Com todas as vantagens e facilidades que o Drywall oferece fica ainda mais fácil. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o Drywall não enferruja em ambientes litorâneos. Ficou curioso para saber como e porque? Veja as curiosidades do uso do Drywall na Praia.
O Drywall pode ser usado em áreas úmidas, como em casas de praia, sem que haja a oxidação dos perfis de Drywall. Veja abaixo algumas curiosidades e dicas ao reformar com o Drywall na praia.
Galvanização
A proteção contra corrosão adequada pode começar com a utilização dos parafusos e conexões também resistentes à corrosão, de preferência de aço inoxidável e anticorrosivos. Nesse momento, é de extrema importância a compra de materiais normatizados para somente assim garantir a qualidade e boa procedência desses produtos.
Um perfil dentro da norma significa que o banho de galvanização está de acordo com o nível de Zinco indicado pela ABNT. Entenda então porque é arriscado o uso de perfis fora de norma.
No entanto, ao construir sua casa na praia ou em áreas com alta exposição à maresia, é importante tomar algumas precauções para garantir ainda mais resistência e durabilidade da estrutura, e uma delas é ter essa certificação da Galvanização.
Em áreas de até 2.000 metros do mar ou industriais de alta agressividade é indicado a utilização de perfis com galvanização de Z-350 (350g de zinco por m²). Isso evita o que chamamos de “ferrugem”.
Impermeabilização
O Drywall pode ser usado em áreas úmidas, como em casas de praia, desde que sejam seguidas as medidas de impermeabilização necessárias.
O uso de uma espuma expansiva, quando aplicada entre o vão do Perfil Guia e o chão ajuda a vedar contra a umidade.
Além dela, indicamos também o uso da banda acústica em toda a extensão dos perfis guias pra evitar o deslocamento dos perfis e posterior trinca nas placas.
E falando em placa, podemos ainda proteger o Drywall na praia com uma camada de tinta ou verniz impermeável, que ajuda a selar a parede e impede a penetração de água.
Produtos específicos
Agora que você já viu como aumentar a vida útil da estrutura e reduzir a necessidade de manutenção dos perfis, vale considerar o tipo de placa que será usado no projeto. Para ambientes com exposição de umidade, recomenda-se a placa RU, ou chamada por muitos de placa Verde.
Para áreas úmidas, são utilizadas placas de Drywall específicas, conhecidas como placas RU (Resistentes à Umidade). Estas placas possuem uma composição que inclui aditivos hidrofóbicos que aumentam sua resistência à água dando uma coloração esverdeada ao cartão. A placa torna-se resistente a umidade, ou seja, permanece por mais tempo em áreas úmidas sem a alteração da sua estrutura principal, tendo em média sua absorção total inferior a 5%.
O uso de Drywall na praia garante rapidez de instalação. A montagem é rápida e prática, além de permitir criar designs variados e personalizados com um acabamento liso e uniforme. Além disso gera menos resíduos em comparação com os métodos tradicionais de alvenaria.
Agora que você já sabe como é o uso do Drywall na praia, clique aqui para fazer um orçamento com um dos nossos consultores.
Até o próximo post!