Pesquisar

#65: Parede com Reforço Drywall. Como fazer um e qual material usar?

A Parede com Reforço Drywall é necessária para ambientes que irão receber objetos com cargas altas ou acabamentos que costumam fixar objetos pesados, como tanques, bancadas e prateleiras. Mas como assegurar então que a parede de Drywall irá aguentar receber esses pesos extras sem danificar a sua estrutura? Se você está em busca de entender como fazer uma e qual material usar na parede com reforço no Drywall esse post é pra você. Continue lendo para concluir sua obra e reforma.

Quando estamos falando em uma parede com Reforço Drywall estamos falando da parte estrutural do projeto, ou seja, da fixação de acessórios nos perfis de Montante. Essas peças de reforço são instaladas antes de parafusar as chapas de Drywall, logo, antes do plaqueamento do ambiente. Caso você tenha dúvidas ou algum tipo de insegurança para fazer uma parede de Drywall, aconselhamos a leitura do post abaixo. Nele você consegue encontrar toda a lista de materiais necessários para fazer uma parede de Drywall, mas também entender melhor como é feita as etapas que compõe o sistema.

Sendo assim, é importante planejar os pontos que receberão mais carga e providenciar os reforços antes de montar as paredes. Se os reforços não forem colocados na fase de montagem, sua instalação exigirá aberturas nas paredes acabadas e que sejam feitas, depois, as respectivas restaurações. Mas afinal, quais reforços são esses então?

O reforço é feito para distribuir a carga recebida e evitar que a parede trinque ou rache, gerando não só esses desgastes mecânicos mas também infiltrações e futuras patologias no ambiente.

Eles podem ser feitos de Maderia, mas o mais comum são os feitos de Aço Galvanizado, o mesmo material usados nos perfis. Quando de aço galvanizado são chamados de Platina de Reforço e em grande parte são uma espécie de painel liso, chapado de aço e com espessura mínima de 0,95mm. Elas são parafusadas nos perfis, antes das chapas de Drywall, e com os parafusos tipo Lentilha PA ou PB. A fixação de objetos deve localizar-se no reforço. Veja o nosso guia sobre fixadores e parafusos de Drywall clicando na imagem abaixo.

Aqui na UltraObra você encontra as placas de reforço. Para fazer um orçamento, clique aqui.

Vale esclarecer que esse tipo de placa não é a mesma que as placas Gousset. Elas são um acessório de reforço para as estruturas que ficam expostas ao contraventamento no sistema de Steel Frame. Sua aplicação acontece entre os perfis de Guia e Montante, fixada no encontro de 90º entre os aços. Sendo assim sua espessura também é diferente.

E por fim, quando falamos em Parede com Reforço Drywall vale considerarmos também o tipo de placa escolhido para instalação. A Placa tradicional (ST), suporta até 10 kg de fixação. Mas isso não deve servir como impedimento para uma boa obra. Atualmente existem outros tipos de placas com resistência elevada e que aguentam de 5 a 10 vezes mais cargas do que as placas convencionais. Existem também as que são tolerantes a impactos. Para conhecer todos os modelos disponíveis na UltraObra tanto para forro quanto para parede, clique na imagem abaixo.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress