Pesquisar

#62: Tudo sobre as Tiny Houses Brasil: O que é esse movimento de mini casas, quanto custa e como ter uma.

As ‘casas minúsculas’ (tradução para ‘Tiny Houses’) são habitações com no máximo 40m² construídas com a intenção de utilizar os recursos disponíveis, naturais e industrializados da forma mais sustentável e consciente possível. Elas nascem para traduzir um movimento que ressignifica o estilo de vida, já que o intuito é viver com o máximo de consciência e o mínimo de consumismo. As Tiny Houses são uma tendência crescente no mundo da arquitetura e estilo de vida e a partir de agora você começa a descobrir sobre as Tiny Houses Brasil e seus desdobramentos aqui no nosso pais.

Tiny House Araraúna, a primeira mini casa móvel legalizada no Brasil.

As Tiny House são um movimento social que promovem a redução do espaço construído onde vivemos. Com o consumismo e a popularização dos centros urbanos, o desenho atual da construção civil em grande parte do mundo é traduzida por um setor supersaturado e super poluente, tendo a necessidade de ir em contramão, crescendo a tendência da indústria minimalista. Em resposta então, os arquitetos e engenheiros desenvolveram as Tiny Houses como solução inovadora para criar espaços mais otimizados, eficientes e limpos, integrando melhor construção, estilo de vida e meio ambiente.

“Sendo assim, esse tipo de construção nada mais é que uma solução minimalista, um jeito de viver com menos. Reduzindo a própria casa e toda a experiência do morar ficando apenas com o essencial. O objetivo é planejar sabendo aproveitar cada pedacinho de forma inteligente. Baseadas em soluções construtivas sustentáveis e modulares, móveis multiuso, um estilo de vida mais minimalista, os habitantes das Tinys Houses também procuram conforto e usabilidade”

Além dos conceitos de autossuficiência e reciclagem de materiais, o grande diferencial aqui é a otimização de custos, espaços e a preservação ambiental ao redor. Tudo isso só é possível porque cada Tiny House é desenvolvida para atender as necessidades de cada morador. Desde o rústico, ao moderno, transportável, fixa ou sob um carro, todas as Tiny Houses são um novo modo de habitar, proporcionar um estilo de vida leve, descomplicado, sustentável e livre.

Tipos de Tiny Houses

Pensar em uma Tiny House é inovar, abrir a mente com ideias recheadas de soluções práticas começando pelo seu sistema construtivo. Desenvolvida pelo sistema de construção offsite, ou seja, é um tipo de edificação moderna executada em ambientes externos à obra, como fábricas, dando portanto a característica de ser uma obra fora do local de construção. Dessa forma, as edificações são transportadas e chegam prontas ao local, dando a característica de uma construção industrializada e modular.

  • Tiny House Fixa

É uma Mini Casa construída em fundação. Essa Tiny House precisa de um terreno e projeto aprovado pela prefeitura da sua cidade para ser construída. O morador terá a qualidade de vida que as mini casas permitem e seus benefícios, como: Sustentabilidade, Estilo de vida minimalista, Conexão com a natureza, Personalização, Autossuficiência e Baixos Custos.

  • Tiny House Transportável

A Tiny House transportável é uma variação da fixa que contém mais flexibilidade, sendo ideal para quem tem terreno e deseja ter mais mobilidade, podendo levar sua casa junto se um dia desejar se mudar. A sua base tende a ser mais barata que um chassis usado na Tiny House Móvel – próxima modalidade que falarei aqui – pois é mais simples e menos burocrática.

  • Tiny House Móvel

A Tiny House Móvel é o tipo de mini casa mais popular no Movimento Tiny Houses. Isso porque ela proporciona mais liberdade geográfica e é bem mais barata de manter, já que precisa de pouca manutenção e, por ser apenas um reboque, não paga IPTU nem IPVA.

  • Tiny House x MotorHome

A Tiny House e o MotorHome são diferentes em vários aspectos, como tamanho, construção, custo, e uso. As Tiny Houses são construídas de forma modular, muitas vezes sobre uma base de trailer, e podem ter estrutura de Steel Frame ou Wood Frame. O isolamento acústico e térmico é feito com Drywall, placas de OSB, Lã de vidro, lã de Pet e mantas térmicas, tendo o conforto de uma casa qualquer. Já os MotorHomes são feitas de Foamlite, um material que não possui função estrutural tão pouco térmica e acústica.

Steel Frame, a solução para se ter uma Tiny House.

Tiny houses em Steel Frame são uma opção popular para pessoas que procuram uma casa pequena e eficiente em termos de energia. O Steel Frame além de ser um método de construção que usa como estruta perfis de de aço galvanido como substituição do concreto e tijolo da alvenaria tradicional.

Existem várias vantagens em construir uma Tiny house em Steel Frame. Em primeiro lugar, a estrutura de aço é resistente e durável, tornando-a uma escolha segura e confiável. Além disso, as casas em steelframe são fáceis de personalizar, são rápidas e limpas. Fora que atendem super bem a intenção do movimento, uma vez que é um material sustentável.

Nas lojas UltraObra você encontra todos os materiais para o sistema de construção em Steel Frame. Clique aqui e veja alguns produtos enquanto isso.

Tributos e Legislações de uma Tiny House

Tanto as Tiny Houses transportadas como as fixas pagam o IPTU, pois precisam do uso de terreno para se instalarem.

Já as Tiny Houses Móveis no Brasil é o SENATRAN e o INMETRO quem regulam a circulação delas. São esses orgãos que irão dizer se sua casa está apta ou não para circular nas vias brasileiras, e é através deles que o emplacamento da sua Tiny House será feito. Vale ressaltar que a Tiny House Móvel não paga IPVA, mesmo tendo a necessidade do emplaqueamento. Diferente é o que acontece com a Tiny House sobre carros, essa sim precisa pagar o IPVA.

O conceito das Tiny House para hospedagem

Tem crescido cada vez a busca por experiências ligadas ao lazer e relaxamento no Brasil. Muitos empreendores encontram nessa busca a oportunidade única de negócio. Sendo assim, muitos deles tem escolhidos as propriedades “Tiny Houses” como solução para atender o empreendimento. No site e aplicativo Airbnb, Booking e TripAdvisor você consegue filrar a busca por cidade.

Em grande parte dessas opções são locais que, via de regra, têm capacidade para duas a quatro pessoas e contam com tudo o que é necessário para uma estadia agradável, com espaços como quarto, cozinha e até churrasqueira. Além disso, elas geralmente estão afastadas de grandes centros urbanos e suas estruturas costumam ser integradas à natureza que as cerca.

Quanto custa uma Tiny House então?

O valor de uma construção é aproximadamente 50% mão de obra e 50% material. Por ser uma obra seca, você consegue ter um custo de investimento inicial mais preciso, já que o desperdício de material é menor. Além disso é um tipo de obra que requer pouco ou quase nada de manutenção, diminuindo os gastos surpresas e futuros.

Para fazer um orçamento e descobrir o custo dos materiais, clique aqui pra falar com um dos consultores.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress