Pesquisar

#57: Diferenças entre Drywall e Steel Frame.

Recentemente foi publicado aqui no blog a diferença entre os perfis de Drywall e Steel Frame. Mas a verdade é que as diferenças entre Drywall e Steel Frame vão além, desde o conceito até o local de aplicação. Veja a partir de agora um comparativo entre os dois sistemas.

Tanto o Drywall quanto o Steel Frame são sistemas construtivos que compõe o modelo de Construção a Seco, ou seja, são formas de reformar ou construir que usam pouca ou quase nada de água nos processos e nos produtos.

Além disso, os materiais para Drywall e Steel Frame chegam prontos aos canteiros de obra, diminuindo a mão de obra, o tempo de execução e o desperdício. Mas afinal, quais são as diferenças entre eles então?

Conceito.

Apesar desses sistemas terem benefícios similares, suas aplicações e objetivos são diferentes. O Drywall tem como função promover a vedação do ambiente, dividindo essas áreas de forma limpa e rápida. Além disso é possível criar não somente novos espaços, mas também móveis e objetos decorativos, como nichos e sancas.

O Drywall então pode ser usado tanto para a construção de paredes, como ter a sua aplicação em forros de teto e com a possibilidade de criar cortes retos e curvos, oferecendo maior liberdade para o projeto.

Já o Steel Frame é um sistema que tem a função de estruturar e sustentar a construção e que também pode ser utilizada em fachadas. Sendo assim, paredes em Drywall são paredes de vedação, por isso não necessitam de cálculo estrutural, já o Steel Framing como é um sistema estrutural demanda projeto e cálculo da estrutura.

Aplicação.

A partir dos conceitos apresentados acima, podemos afirmar então que os materiais para Drywall são feitos para serem instalados somente em ambientes internos enquanto o Steel Frame para espaços externos.

Essa diferença se dá principalmente pelas características técnicas que cada um tem. Os perfis para Steel Frame são, por exemplo, mais espessos e as placas mais resistentes a intempéries, sendo muito delas resistentes à umidade, como a Glasroc e Placa Cimentícia.

A diferenciação se aplica ao restante dos materiais, como as massas para tratamento de juntas, as fitas teladas e os parafusos.

Especificações.

Entendido o conceito e a aplicabilidade de cada um, chegamos portanto as especificações que cada sistema necessita, sendo esse fator uma das diferenças entre o Drywall e o Steel Frame.

A parte de plaqueamento é portanto onde mais conseguimos observar essas especificações. Enquanto no Drywall usamos uma placa de Gesso Acartonado na parte da frente e na parte de trás, no Steel Frame usamos na parte da frente uma placa para vedação externa e um reforço de placa OSB. Além disso podemos usar a Membrana Hidrófuga para aumentar ainda mais a impermeabilidade entre as camadas externas. Já a parte interna do Steel Frame é feita com as mesmas placas de Drywall.

Sendo assim, unindo essas duas soluções, a construção ganha:

  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Versatilidade;
  • Inovação.

Para continuar acompanhando mais sobre o Drywall acesse nossas redes sociais: @ultraobradistribuidora.

Até o próximo!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress