Pesquisar

#56: 10 Materiais para Construções Sustentáveis.

Nunca se falou tanto sobre a busca por um estilo de vida mais saudável, esse que vai muitas vezes além da alimentação, práticas de consumo mais consciente e as idas regulares à academias e centros de exercícios físicos. A busca esbarra também, e principalmente, na moradia, no estilo de se construir e os materiais que compõem esse projeto. Para tal feito damos o nome de Construções Sustentáveis.

Uma construção sustentável é aquela que se preocupa não só com os impactos pré e pós obra no meio ambiente, mas também aquele que proporciona aos habitantes uma qualidade de vida mais harmônica com a natureza.

Em outras palavras, são casas e ambientes comerciais que se preocupam com técnicas de construção que criam espaços mais eficientes e integradas ao meio ambiente, diminuindo o uso dos recursos naturais, a contaminação do solo por meio do uso de materiais recicláveis e ecologicamente corretos, seguindo a filosofia verde de consumo.

Esse movimento surgiu no final da década de 1980 e início da década de 1990 e concentra-se na criação de uma harmonia entre a obra final, o seu processo de construção e o meio ambiente. Pretende evitar, em cada um dos passos, agressões desnecessárias para o ambiente, otimizando processos de construção, reduzindo os resíduos resultantes, e diminuindo os consumos energéticos do edifício. Tem, ainda, como objectivo, que a construção atinja um nível de conforto térmico e de qualidade do ar adequados, reduzindo, assim, a necessidade da utilização de sistemas de ventilação ou aquecimento artificiais.” Wikipédia.

As construções sustentáveis abrangem ações que visam o menor impacto possível ao meio ambiente e um retorno econômico atrativo. Dessa maneira, a busca pela eficiência dos materiais e minimização de resíduos é fundamental na execução de um projeto de Construção Sustentável.

Além disso, a escolha do tipo do sistema construtivo diz muito sobre a condição futura do empreendimento. Hoje no mercado soluções inovadores, limpas e rápidas de se construir ajudam e muito a alavancar esse tipo de projeto. Veja o destaque abaixo sobre algumas dessas alternativas.

Drywall e Steel Frame – um dos sistemas construtivos mais sustentáveis.

Esses conceitos representam um avanço no setor da construção civil, já que usam materiais que usam menos água durante a instalação assim como produtos que geram menos contaminação e desperdícios nos canteiros de obras, pois são feitos da técnica de serem pré fabricados e moldados em um ambiente fabril, deixando para o instalador apenas o trabalho de encaixar e fixar os perfis de aço, esse que substitui o tijolo da alvenaria tradicional. Além disso usa-se as placas de gesso acartonado como vedação e divisão dos ambientes internos. Em ambos os dois modelos, denominamos que eles representam o nicho da Construção à seco.

A construção a seco é mais rápida, já que dispensa o tempo de cura dos materiais e encurta alguns processos, como assentamento de argamassa, chapisco, reboco e acabamento. Pelo mesmo motivo reduz o desperdício de materiais além de ter uma precisão orçamentaria e quantitativa muito mais eficiente dos materiais.

Nasce de uma busca por performance de tempo de execução, mas também de uma busca por um modelo mais sustentável. Esse podendo ser tanto de gestão, como também de utilização de materiais recicláveis que geram menos impacto ambiental.

Agora que você conhece dois sistemas pelo quais é possível se chegar à Construção Sustentável, veja quais são os materiais são necessários para começar a colocar em prática a sua obra.

1) Piso Vinílico

Os pisos vinílicos possuem diversos registros e selos ambientais até mesmo internacionais, que o garantem como material de construção ecologicamente correto. A sustentabilidade é um tema sempre muito debatido e na construção civil não é diferente, contudo, os pisos vinílicos são recicláveis. Em um outro post nosso você encontra tudo sobre o piso Vínilico.

2) Forro Mineral

O forro mineral é um material sustentável porque é feito com materiais recicláveis e biossolúveis, como argila, perlita, celulose reciclada e aglutinantes orgânicos. A sua produção também aproveita 100% dos resíduos do processo fabril e não utiliza materiais que poluem o solo.

3) Rodapé de Poliestireno

Os rodapés de poliuretano (PU) feitos de poliestireno reciclado (EPS, também conhecido como Isopor®) são uma opção sustentável. O poliestireno é um plástico reciclável que pode ser reutilizado após o fim da sua vida útil, o que contribui para a conscientização ambiental e evita o uso de outros recursos naturais, como a madeira. Os rodapés de poliestireno também são resistentes à água e à umidade, o que permite usá-los em ambientes como cozinhas, lavanderias, banheiros e espaços gourmet.


4) Chapas de Gesso Acartonado

O gesso acartonado, também conhecido como drywall ou parede seca, é um material sustentável devido ao seu baixo impacto ambiental na produção e aplicação. O gesso acartonado é feito de gesso e papel-cartão, que podem ser reciclados para reduzir a demanda por matérias-primas virgens e a quantidade de resíduos sólidos destinados a aterros. As placas de gesso podem ser moídas e reincorporadas a processos de fabricação de novas placas, e o papel-cartão também pode ser reciclado. 



5) Lã de Pet

A lã de PET, ou lã de poliéster, é um material 100% reciclável. É feita a partir de garrafas PET recicladas e pode ser reaproveitada após o seu uso. O processo de produção da lã de PET não utiliza resinas nem água, e as fibras de poliéster são desenvolvidas para que não seja necessária a utilização de produtos químicos durante a sua instalação. 

6) Painel Ripado

Os painéis ripados de poliestireno são ecológicos e recicláveis, e podem ser instalados com cola PU. São resistentes à água e não precisam de manutenção durante pelo menos 10 anos. 


7) Acabamentos Biodegradáveis

As tintas ecológicas, também conhecidas como tintas sustentáveis, são feitas a partir de elementos naturais ou com baixo poder de agressão à natureza. Dessa forma, grande parte delas têm como base a presença de água, argila, amido de milho e cola. Quanto à cor, é possível obtê-la por meio de flores e frutas.

8) Lâmpadas de Led

A lâmpada de LED é muito eficiente e consegue transformar mais energia elétrica em luz, dissipando menos calor. Apesar de o custo ainda ser mais alto, a lâmpada é mais resistente e tende a possuir uma garantia maior. Ao mesmo tempo, o LED não emite radiação ultravioleta nem infravermelha, e reduz consideravelmente a conta de energia.

9) Telhado Shingle

O material de base asfáltico das telhas shingle reduz o impacto ambiental de outro ciclo produtivo. No final da sua vida útil, as telhas shingle podem ser recicladas ou pode-se sobrepor uma nova camada de telhas shingle, sem gerar resíduos construtivos. 


10) Painéis EIFS

 EIFS é considerado uma opção sustentável para revestimento externo de edifícios, uma vez que reduz o consumo de energia, gera menos resíduos e é durável.

As práticas sustentáveis estão bem mais próximas do que imaginamos e podem fazer parte de qualquer construção. São instrumentos que embelezam o espaço e levam qualidade de vida para os moradores e para a sociedade.

Alternativas como compostagem, hortas urbanas e gerenciamento de resíduos recicláveis também fazem parte deste tipo de empreendimento.

Mesmo que o local não tenha sido planejado como uma construção sustentável é possível adaptá-lo para que haja maior sustentabilidade, gerando grandes melhorias.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress