Pesquisar

#55: Perfis Normatizados e os riscos de utilizar Perfis de Drywall Fora de Norma.

Perfis Normatizados para Drywall e Steel Frame seguem uma sequência de padrões de formato, de espessura de perfil e de camada galvanização, atendendo às exigências do órgão de regulamentação ABNT.

Segundo ela, os perfis devem ser feitos de aço tipo ZAR 230, com uma espessura mínima de 0,50 milímetros e revestimentos de zinco Z275. É crucial que esses materiais tenham gravados na face externa do perfil, informações como nome do fabricante, tipo e comprimento, data de fabricação, e classe de revestimento de zinco​.

Sendo assim, os Perfis de Drywall comercializados fora de norma, originam rigorosas punições como sanções no âmbito administrativo, civil e criminal. Dessa forma, os lojistas e os fabricantes tornam-se corresponsáveis pela qualidade inferior do produto, dando ao cliente os direitos de recorrer ao PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) quando se sentir lesionado dentro dessa situação.

Mas a verdade é que usar perfis fora de norma vai muito além desses prejuízos. Com a função estrutural, ou seja, função de suporte físico e mecânico para as placas, os perfis não normatizados podem não ter precisão e padrão exato, o que dificulta o encaixe e a fixação das peças. Isso manifesta patologias, como fissuras, trincas, rupturas, deformações e quedas além da perda da funcionalidade do sistema Drywall, deixando os usuários expostos a danos físicos e materiais.

Mas afinal, o que é um Perfil Normatizado?

A melhor forma de garantir a segurança de uma obra com Drywall e aproveitar todas as vantagens do sistema é utilizando perfis normatizados de acordo com a NBR 15217. Podemos afirmar então que o perfil Normatizado é aquele que atende aos padrões de fabricação e comercialização, garantindo sua resistência mecânica estrutural, como também vida longo útil contra corrosão por umidade.

Para saber se o perfil comercializado está dentro das normas ABNT basta fazer uma consulta rápida no próprio produto, o qual precisa conter:

  • Nome do fabricante;
  • Nome comercial do produto;
  • Dimensões da peça (espessura mínima final 0,5 mm);
  • Indicação do revestimento de Zinco (recobrimento de Z275 g/m²).

Mas você pode também fazer a consulta no site da Associação de Drywall (clique aqui) e verificar se o fabricante está entre na lista.

Os perfis normatizados são essenciais para assegurar a integridade estrutural do Drywall. Na rede UltraObra você encontra os perfis normatizados, em grande a pronta entrega. Para fazer um orçamento sem compromisso, clique aqui.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress