Pesquisar

#53: Rodapé: um guia prático para escolher entre os modelos e formatos de instalação.

O Rodapé além de ser um item de acabamento ele vem se tornando um item de elemento que pode protagonizar a decoração, mas principalmente a manutenção do ambiente. Com a função de revestir a área de encontro entre a parede e o chão, esse item agrega estética, limpeza e proteção mecânica. Veja nesse post um guia para escolher entre os modelos e formatos de instalação de Rodapé.

Ao escolher por um rodapé é preciso primeiro ter em mente o tamanho de área que irá receber o material, já que muitos produtos são comercializados em extensões distintas, se diversificando entre uma barra contínua ou em pequenos módulos. Ao calcular a área para instalação você consegue ter acesso portanto a quantidade de barras necessárias que atendem o seu ambiente e só assim começar a traçar o seu orçamento final.

O orçamento varia também de acordo com a altura dessa barra de rodapé, sendo hoje a mais comum no mercado a de 10cm. Nas lojas da rede UltraObra você encontra uma variedade de rodapés com a possibilidade de encomenda de alturas que vão desde 7 até 20cm. Clique aqui e conheça mais sobre eles.

Tipos de Rodapé

Os modelos de rodapé hoje são inúmeros, tendo suas cartelas com diferentes materiais e formatos de instalação.

Para saber quanto você irá gastar ao comprar um Rodapé é necessário saber então a quantidade, a altura e o tipo de material o qual ele é produzido. Existem os Rodapés de MDF, Poliestireno e de Cerâmica.

Rodapé de MDF

Feito de madeira reconstituída por grande parte dos fabricantes, ele é uma opção muito usada com o piso laminado, já que ambos remetem e provêem do ao aspecto de madeira. Tem uma excelente durabilidade, desde que não instalados a ambientes muito úmidos. Se destaca pela alta resistência mecânica, sendo uma boa alternativa aos lugares que requerem uma alta circulação de pessoas e/ou objetos.

Rodapé Poliestireno

Esse é um dos mais versáteis do mercado, chamado por muitos de rodapé de PVC, podendo ser colocado em áreas molhadas, como por exemplo, cozinhas, banheiros e lavanderias. Logo, é resistente à umidade, pragas e cupins. Você pode encontrá-lo em padronagem lisa ou com detalhes.

Uma das grandes vantagens desse tipo de material é que a sua instalação pode ser feito com um fixador de cura rápida, sendo muito indicado para reformas e pequenos reparos.

Rodapé de Cerâmica

Muito comum em casas que já possuem o porcelanato no piso, essa é uma boa escolha já que é versátil, resistente e fácil de aplicar.

Tipos de Instalação

O tipo de instalação pode influenciar diretamente no acabamento e na estética do Rodapé. Veja abaixo alguns tipos de instalação para você se inspirar.

  • Convencional ou Sobreposto: O Rodapé fica sobreposto à parede, tendo a aplicação bem simples. Pode ser feita com cola ou com parafusos.
  • Embutido: A diferenciação entre parede e rodapé, nesse caso, é feita pela cor ou pelo material utilizado, já que nesse formato de aplicação eles ficam nivelados, dando muitas vezes uma sensação de uniformidade e continuidade.
  • Invertido ou flutuante: Com a impressão de que a parede não encosta no chão, essa aplicação entre as 3 é a mais robusta. Combinada muitas vezes com uma iluminação de Led, proporciona modernidade ao ambiente.

Entendido os tipos, modelos e estilos de instalação de Rodapé vale lembrar que a manutenção do ambiente e do material é essencial para garantir sua funcionalidade e evitar prejuízos e desperdícios futuros.

Para isso, você pode optar em fazer a impermeabilização, principalmente nos ambientes úmidos como alternativa de manutenção e conservação. Na UltraObra além de encontrar os modelos de Rodapé, você também encontra os aditivos químicos como os mostrados abaixo para fazer esse tipo de estanqueidade contra água, produtos de limpeza e tensões mecânicas de móveis, pets e objetos.

E para finalizar, vale lembrar que falar em Rodapé e não falar sobre piso é quase inevitável. Ao escolher o seu Rodapé, leve em consideração também alguns aspectos do seu piso, sendo esses:

  • Cor e Textura. Você pode combinar os tons entre os acabamentos, como tempo desenvolver pontos de destaque ao ambiente, misturando as texturas e cores entre eles.
  • Tipo de Cômodo. Ao aplicar o rodapé na sala ou no banheiro requer cuidados diferentes, esses que envolvem desde a limpeza até mesmo o tipo de material que atende melhor as necessidades daquele lugar. Por isso, ao escolher seu rodapé, busque por opções que conversem e correspondam à esses pontos.
  • Paginação. A paginação do piso é um, se não, o mais importante item que influência na decisão de compra do Rodapé, isso porque é nessa agora que conseguimos muitas vezes gerar efeitos visuais que vão ou proporcionar muito aconchego e layout, como também criar um espaço mais descontraído e inovador.

No nosso blog você encontra outro post falando somente sobre as paginações de piso Vinílico e Laminado. Clique abaixo para conferir.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress