Saber como funciona a construção à seco no Brasil hoje não é somente ter o conhecimento sobre os 5 tipos de sistemas construtivos pelo qual ela se faz, mas também perceber como o mercado se comporta, inovando nas medidas de produção como iniciativa de moldar um novo cenário e assim prospectar um futuro mais promissor, consciente e até mesmo eficiente. Esse último podendo ser tanto em termos de produtividade mas também de eficiência energética, esbarrando em assuntos como sustentabilidade, custo benefício e menor degradação ambiental. Entenda como funciona a construção à seco no Brasil e destrave um novo modelo de construir e reformar.
Um dado que comprava que o futuro está favorável para a construção à seco é o aumento do consumo de chapas utilizadas para esta técnica, a qual cresceu quase 30 vezes na última década no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Drywall.
O aumento de popularidade desse tipo de construção se dá em muitas vezes pela rapidez de execução que esse tipo de sistema construtivo proporciona, reduzindo o tempo de construção em até 70%, já que elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais usados na alvenaria. Entenda então o que significa construção à seco.
O que é Construção à seco?
A construção a seco é um modelo de construção que quase não utiliza água nos processos de execução tendo também o uso de algum material úmido reduzido. Assim, somente na montagem de sua fundação é usado água ou argamassa e, por isso, sua construção é feita em grande parte de forma “seca”, por isso o nome de Construção à seco.
Nesse tipo de sistema construtivo usa-se materiais pré fabricados e/ou pré moldados. É nesse momento que a construção a seco cria um outro setor, a construção industrializada. Termo esse que se refere não somente aos materiais, mas também aos processos de instalação. Temos um outro post aqui no blog específico sobre o termo, segue o link para posterior leitura.
Sendo assim, podemos traçar o esquema de que a construção à seco nasce da construção modular e desenvolve a construção industrializada. É um estilo pelo qual a inovação, contemporaneidade e a tecnologia se juntam para exercerem o seu melhor papel no mercado da construção civil.
Construção à seco x construção em alvenaria tradicional.
A construção a seco é mais rápida, já que dispensa o tempo de cura dos materiais e encurta alguns processos, como assentamento de argamassa, chapisco, reboco e acabamento. Pelo mesmo motivo reduz o desperdício de materiais além de ter uma precisão orçamentaria e quantitativa muito mais eficiente.
Nasce de uma busca por performance em tempo de execução, mas também de uma busca por um modelo mais sustentável. Esse podendo ser tanto de gestão, como também de utilização de materiais recicláveis que geram menos impacto ambiental.
A verdade é que tomado a consciência de que é possível construir de uma maneira alternativa à alvenaria e ainda assim ter os mesmos resultados de resistência mecânica que ela é que a construção à seco se destaca pelos seus inúmeros benefícios.
Tendo em mente então que a construção à seco é uma Construção Energitérmica Sustentável ( sistema CES ) fica mais fácil de conhecer quais são os 5 tipos de modelos que fazem parte desse nicho de construção.
Quais são os tipos de sistemas construtivos da construção à seco?
- Drywall
O Sistema de Drywall abrange tanto a vedação de paredes, mas também o acabamento de forros no teto. São usados perfis, uma espécie de estrutura feita em aço que tem a função de dar o formato à parede ou ao forro de teto, além da sustentação e fixação das placas. Em grande parte das opções em placas é possível proporcionar um conforto térmico e acústico ao lugar instalado, já que essas atribuições são uma das grandes vantagens de se usar o Drywall no teto da sala, do quarto, do escritório e dos espaços comerciais.
- Steel Frame
O sistema de Drywall é projetado para fazer vedação interna de um ambiente e por isso não podem receber grandes cargas estruturais. Diferente do que acontece com os perfis de Steel Frame, os quais podem não só sustentar até 4 pavimentos, mas também mezaninos. Sendo assim, o Steel Frame é capaz de construir fachadas, ambientes externos e até casas inteiras.
- Wood Frame
O mesmo acontece com o Wood Frame. Similar ao sistema de Steel Frame, exceto pela matéria prima do material principal; aqui usa-se a madeira no lugar do aço como perfil estrutural do projeto.
- Painéis EPS
Pouco difundido no Brasil, o uso de placas de EPS para revestimento externo de paredes tem o objetivo de agregar conforto térmico, reduzindo a passagem de calor para os ambientes. São placas de poliestireno expandido (EPS) – isopor – sobrepostas por malhas de aço leve de alta resistência interligadas por barras de aço. As malhas e barras de aço utilizadas nos painéis monolíticos variam dependendo da aplicação da estrutura.
- Parede Dupla de Concreto
Inteligência bastante utilizada para construir shopping centers e galpões, já que o sistema usa módulos em tamanhos grandes pré-fabricados e já prontos para aplicar no canteiro de obras.
As paredes são conectadas por uma armadura em treliça, grande responsável pela estruturação da edificação. No conjunto da obra, traz uma boa vantagem na economia de tempo ao executar a obra.
Lembrando que a construção civil é muito ampla no nosso país, mas ainda assim muito pouco eficiente. A construção à seco chega como forma não somente de substituir a alvenaria tradicional, mas principalmente para remodelar uma economia toda. Ajustável, inovadora e moderna, esse tipo de sistema construtivo agrega não somente tecnologia ao seu novo formato, mas principalmente supre necessidade e gargalos que até então o método tradicional não atendeu.
Nasce portanto um marcado mais consciente, tanto em demanda social e econômica, mas principalmente social.
Nós da UltraObra temos o prazer de fazer parte desse novo cenário ao facilitar a comercialização dos materiais próprios da construção à seco, mas também por difundir janelas de oportunidades de expansão de toda a cadeia, como a mão de obra dos prestadores de serviço, e a propagação de informações seguras junto aos fornecedores.
Somos Ultra porque somos em totalidade completos para sua Obra.
Até o próximo post!