Erros de instalação no Drywall podem gerar prejuízos futuros, não somente financeiros, mas também na qualidade do ar no ambiente. Para não ter a estética das paredes e forros de Drywall comprometidas pela umidade, por exemplo, é necessário seguir algumas técnicas, estas consideradas essenciais para a instalação do sistema de Drywall. Veja portanto quais são os principais erros de instalação no Drywall.
1) Espaço como um vão entre a parede e o chão
O espaço entre parede e o chão evita que a umidade do piso seja transferida para as placas, causando mofo, inchaço e deformações. Além disso, com o espaço, é possível instalar pisos e rodapés de forma precisa e uniforme. Você pode utilizar espaçadores, como pequenas sobras das próprias placas, para deixar uma fresta de aproximadamente 1 cm. Vale lembrar que o encaixe desses espaçadores deve acontecer sempre antes do plaqueamento das chapas para garantir o resultado esperado de uniformização.
A falta dessa margem de segurança pode gerar patologias ligada a umidade, já que com a manutenção de limpeza do dia dia, através do uso da água, gera umidade constante na área. Clique na imagem abaixo e veja como tratar uma infiltração no Drywall.
2) Alinhamento entre as placas
Ao contrário de revestimentos frios, como os pisos e azulejos, as placas de Drywall, tanto no sistema de parede como de forro, não devem seguir a mesma orientação. Em outras palavras, as emendas não podem formar uma linha contínua entre elas. O correto é que uma placa termine na metade da outra. Uma é posicionada de encontro desigual a outra.
3) Instalação das esquadrias
No perímetro onde serão instaladas as portas e janelas, deve-se fazer o plaqueamento depois de adicionada as esquadrarias. Preveja o seu montante já com a inserção das janelas e portas de acordo com suas dimensões. Feito isso, instale os acessórios e depois faça o plaqueamento nas regiões em volta conforme os respectivos tamanhos.
4) Afundar os parafusos nas placas
Durante a fixação das placas nos perfis, é muito comum que o parafuso ultrapasse a superfície da placa, ficando em desnível com a mesma. Uma alternativa de correção simples e que permite a agilidade de instalação é usar um bit com limitador na parafusadeira.
O jeito mais seguro é deixar o parafuso em nível homogêneo da placa, como mostra a imagem acima. Se você não sabe quais parafusos são necessários para a instalação, confira o breve resumo abaixo.
5) Encontro de placas junto com vãos e quinas
Deixar emenda de placa nos vãos, como quina de paredes é um dos principais motivos geradores de trincas e fissuras. Sendo assim, deve-se evitar emenda de placa nos cantos.
6) Fixação da primeira placa
O lado mais cumprido do Drywall em posição perpendicular ao da estrutura de aço, não fixe, jamais, pelo lado da boca do montante, pois ele torce com o esforço e a parede, por consequência, acaba ficando com uma “barriga”.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de instalação no Drywall, clique aqui para fazer um orçamento com um dos nossos consultores.
Até o próximo post!