Pesquisar

#47: Drywall para teto. Veja alguns modelos em forro de Drywall.

O Sistema de Drywall abrange tanto a vedação de paredes, mas também o acabamento de forros no teto. Com materiais muito semelhantes para os dois modos, hoje iremos falar sobre as opções em placas para Drywall no teto.

Embora a instalação de um forro Drywall seja prática, rápida e limpa é muito importante saber qual o material esta sendo usado para garantir um desempenho melhor ainda ao sistema, pois assim conseguimos sanar todas as necessidades estruturais do ambiente, indo muito além da estética do revestimento.

Em grande parte das opções em placas é possível proporcionar um conforto térmico e acústico ao lugar instalado, já que essas atribuições são uma das grandes vantagens de se usar o Drywall no teto da sala, do quarto, do escritório e dos espaços comerciais.

Mas então, qual placa de Drywall escolher para ser aplicado como forro no recinto?

A primeira coisa é saber sobre a estrutura que cada tipo de placa suporta. Atualmente temos 02 tipos, sendo eles forro estruturado ou forro aramado.

Forro Estruturado

É formado pelo parafusamento de uma ou mais chapas de gesso para Drywall (com 1.200 mm de largura) em estruturas de aço galvanizado. A estrutura é suspensa por meio de pendurais. O pendural de uso mais frequente é composto por um tirante (que é fixado na laje superior ou estrutura auxiliar) e um suporte nivelador. Há também pendurais compostos de perfis ou fitas metálicas.

O perímetro do forro pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado. 

Forro Aramado

O forro Aramado é formado pela justaposição de chapas de gesso com 600 mm de largura, unidas por meio de junções H. É suspenso por arame de aço galvanizado nº18. A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado.

Entendido mais sobre a sua estrutura, agora vamos aos modelos de placas.

1) Placa ST

A placa ST, também conhecida como placa branca é a placa de Drywall indicada para uso geral em áreas secas, como salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termo acústico do sistema Drywall. Em média está disponível no tamanho de 1,200mm de largura e 1,800 ou 2,400mm de comprimento. 

2) Placa FGA

Indicada para ambientes internos sem umidade tem o seu peso reduzido para 10kg e seu tamanho 600mm de largura por 2000mm de comprimento. Sendo assim, é ainda mais leve e compacta facilitando o processo de instalação. Nesse outro post aqui do blog você encontra um comparativo sobre as duas placas.

3) Placa Kleanboard

Foi desenvolvida para uso em sistemas de forros modulados e removíveis. Seu revestimento vinílico, nos padrões linho e liso, facilita sua limpeza e torna seu uso especialmente indicado para hospitais, clínicas, laboratórios de análises, consultórios.

4) Placa Flexboard

Flexboard é a mais delgada chapa da Knauf. Foi desenvolvida especialmente para permitir a execução de curvas em paredes, tetos e revestimentos, com raios a partir de apenas 30 cm.

5) Placa Hardboard

Indicada para aplicação em áreas de alta concentração e circulação de pessoas, como escolas, hospitais, clubes, entre outros. Tem como diferencial a adição de fibra de vidro à sua alma de gesso, o que lhe confere maior dureza superficial, além de maior resistência à ruptura tanto transversal quanto longitudinal.

6) Placa ForroLeve

Com a ForroLeve é possível alcançar um aumento de no mínimo 10% de m² por carregamento, comparado às cargas com chapas Standard convencionais. Isso porque é projetada com bordas e superfícies mais rígidas, por ser fabricada pela nova Tecnologia DLS (Density Low System) ao mesmo tempo que tem o seu peso reduzido para 10%.

7) Placa Cleaneo

Promove absorção sonora e conforto acústico nos ambientes em que é instalada. Tem sua furação quadrada, redonda, redonda aleatória, retangular aleatória ou em blocos. Além disso, proporcioa a neutralização de odores do ar nos ambientes.

8) Placa Danoline

São ideais pra serem usados em auditórios, salas de aula e escritórios, possuem tecnologia Cleaneo e juntamente com suas perfurações nos formatos circular e quadrado, contribuem para o aumento da absorção sonora, reduzindo o eco no ambiente.

9) Forro Gypclean

Revestido no verso com película de alumínio, apresenta maior resistência e durabilidade frente a umidade, calor, goteira e impurezas, sendo indicado para locais que requerem elevados padrões de higiene e limpeza como hospitais, clínicas, cozinhas industriais, supermercados.

Agora que você já sabe mais sobre as propriedades de cada placa vale lembrar que em todas elas, exceto para a placa FGA, recomenda-se a base de forro no modelo estrutural, explicado mais acima.

Se você busca entender mais sobre os outros componentes do sistema de forro de Drywall, sugerimos a leitura do post abaixo:

Lembrando que a nossa equipe de consultores está disponível nesse link para te atender e tirar todas as dúvidas sobre orçamentos e materiais.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress