Escolher um sistema construtivo é escolher um conjunto de processos, métodos, matérias-primas e tecnologias que estruturam a construção de um empreendimento. Ou seja, os sistemas ditam de que forma a obra acontecerá, quais materiais serão necessários e o tipo de mão de obra que a construção exigirá.
A escolha de um sistema construtivo adequado para o seu projeto depende de vários fatores, incluindo o tipo de edifício que você está construindo, o orçamento disponível, a localização, as regulamentações locais e as preferências pessoais.
Com o avanço tecnológico e industrial, surgiram novos sistemas construtivos mais ágeis, sustentáveis e financeiramente viáveis, substituindo a tradicional alvenaria. Descubra então como escolher um sistema construtivo na hora de construir ou reformar.
Os métodos mais modernos, que propõem o uso de tecnologias pré fabricadas e pré moldadas, são mais indicados para projetos que visam à sustentabilidade e o custo benefício a longo prazo. Levando em consideração que as formas de construção são mais limpas, esses sistemas propõem uma revolução na engenharia civil e na forma como executamos as obras. Entenda mais sobre elas abaixo.
Wood Frame, Steel Frame e Drywall: Bem vindo a construção à seco.
Esses 3 sistemas são os mais inovadores atualmente. Conhecidos também como construção industrializada, usam as mais novas tecnologias do mercado, que vão desde a linha de produção até aos produtos usados para a sua instalação.
- Wood e Steel Frame: São sistemas construtivos resistentes a intempéries, por isso muito usados em fachadas e estruturação de um ambiente inteiro. O Wood usa como matéria principal a madeira enquanto o Steel o aço galvanizado. No Brasil, devido as condições climáticas e quadros sociopolíticos temos como predominância as construções em aço.
- Drywall: O Drywall é um sistema construtivo que tem a função de vedar os ambientes, ou seja, é indicado para a divisão de ambientes internos, diferente dos modelos comentados acima. Além disso com o Drywall é possível criar móveis e objetos decorativos.
O setor de construção, muitas vezes, sente receio em se adaptar a essas mudanças. Isso pode acontecer por falta de informação e referências. Então, para aumentar o acesso à informação, confira alguns benefícios que a construção à seco oferece comparada a alvenaria, que é ainda o método mais utilizado no país.
Os sistemas de construção a seco, com o uso de painéis pré-fabricados ( placas de gesso) são notoriamente mais rápidos de montar do que métodos tradicionais, ou seja, garante rapidez.
Com um menor tempo de construção, temos uma economia na mão de obra, além de uma posterior redução de manutenção, por ser materiais pré fabricados e moldados.
O uso de peças industrializadas garante um menor impacto ambiental pois há uma menor geração de entulhos nos canteiros de obra além de menor desperdício de material, pois esses são montados direto no local de obra.
Sendo assim, o seu custo benefício é garantido no primeiro momento pela precisão orçamentaria quantitativa de produtos e em um segundo momento pela eficiência energética que os acabamentos termo acústicos proporcionam.
A construção civil é uma das indústrias que mais consomem energia do meio-ambiente, por isso todas as técnicas de arquitetura e materiais que melhoram a performance durante a construção e principalmente durante o seu uso, são ações de grande impacto, fazendo da construção a seco o melhor sistema atualmente do mercado.
Onde comprar materiais de construção a seco?
Na UltraObra você encontra todos os itens necessários para se construir a seco. Nosso time de consultores estão disponíveis nesse link para te atender.
Até o próximo post!