A Construção Industrializada é um tipo de modelo construtivo fruto da inovação e da tecnologia. Diferente do método mais tradicional, ela surge em uma versão na qual encontramos sustentabilidade e menor tempo de produção graças a sua automação em canteiro de obra. Ficou curioso para saber mais? Então continue a leitura abaixo.
O que é construção Industrializada?
Ela emprega mais tecnologia nos seus processos e soluciona problemas crônicos da construção tradicional, como: imprevistos, falta de sustentabilidade e demora na entrega e tudo isso porque se caracteriza por implementar processos realizados na fábrica, ou seja, é um sistema que produz peças pré-frabicadas e moldadas em um ambiente fabril, os quais chegam prontas no canteiro de obras.
Esses componentes são, então, transportados para o local de construção e montados. Ou podem ser montados dentro de uma indústria e o projeto, já pronto, transportado para o local. Para tal feito podemos chamar de construção modular. Nesse outro post aqui no blog você encontra mais informações sobre a construção modular.
Além disso paredes, pisos, tetos, janelas e portas, são fabricados em instalações industriais sob condições controladas assegurando a qualidade final do produto.
Sendo assim, ela envolve a aplicação de princípios industriais, como a produção em massa, a padronização e a automação, na construção de edifícios e suas infraestruturas.
Atualmente, a indústria da construção oferece uma série de soluções industrializadas que podem substituir os processos artesanais, agregando agilidade, qualidade e economia, nascendo portanto o que chamamos de construção à seco.
Construção à seco
Dentro da construção à seco, temos algumas opções em sistema construtivo, sendo eles:
Drywall: Traduzido para o português, Drywall significa “parede seca”. Baseada no conceito de utilizar menos água nos processos construtivos, esse modelo de construção utiliza perfis e painéis de gesso acartonado para concluir o projeto.
O Drywall é um sistema para fechamentos de paredes internas e forros, a qual sua estrutura é formada por perfis galvanizados chamados montantes e guias. Os montantes são fixados na vertical a cada 400 mm ou 600 mm e as guias que são fixadas no piso e teto onde são encaixados os montantes.
Para os fechamentos da estrutura da parede são utilizadas placas, estas placas são de gesso acartonado. Existem inúmeros modelos de placas, cada uma para um determinado tipo de ambiente e área de aplicação. Para conhecer mais sobre elas, clique aqui.
Steel Frame: Já o Steel Frame é o sistema que usa os perfis de aço galvanizado como função estrutural, ou seja, serve para aguentar cargas mais pesadas, assim como intempéries de sol, vento e chuva. Logo, é recomendado para a criação de fachadas e casas como um todo.
Wood Frame: Embora o Wood Frame não seja tão popular no Brasil, e até por isso não comercializado em nossas lojas, vale deixar mais informações do sistema aqui. Ele tem as mesmas características do Steel Frame, mas no lugar dos perfis de aço são usados perfis de madeira.
A industrialização da construção civil torna o processo construtivo diferente do convencional. Em vez de terem que produzir todas as etapas da obra, grande parte dos recursos chegam prontos. Os profissionais ficam com a função de montar e fazer a parte de acabamento.
Sendo assim, a construção industrializada nasce com a intenção de trazer mais performance a construção civil. Suas técnicas de arquitetura e materiais prontos contribuem para uma obra mais inovadora onde tecnologia e sustentabilidade se unem para remodelar o mercado atual.
Nós da UltraObra estamos prontos para construir o futuro através da comercialização dos materiais para construção industrializada. Clique aqui, e confira todas as nossas opções em materiais.
Até o próximo post!