Drywall e Alvenaria são dois métodos construtivos que se diferem por tempo, custo, mão de obra, tipo de material e área de construção. Pensando em esclarecer melhor sobre as diferenças entre as duas opções que preparamos esse post.
Paredes de Drywall ou alvenaria? Uma grande dúvida com relação a obra é sobre qual tipo de paredes internas utilizar, afinal buscamos por aquela que possui maior vantagem e custo benefício.
Tanto a parede de Drywall quanto a parede de alvenaria são amplamente utilizadas no nosso país, mas muitas pessoas ainda não sabem diferenciar cada composição e montagem. Logo, vamos começar explicando a base de montagem de cada uma para se entender o conceito e aplicabilidade de um deles.
A alvenaria é o sistema construtivo mais antigo e tradicional aplicado no Brasil. Nela usa-se materiais como argamassa, tijolos, pedras ou blocos, saturando e popularizando o marcado da mão de obra necessária.
Já o Drywall nasce em países da América e da Ásia como uma alternativa mais inovadora e prática à alvenaria, substituindo por vários momentos a construção tradicional.
Mas afinal, o que é Drywall?
Traduzido para o português, Drywall significa “parede seca”. Baseada no conceito de utilizar menos água nos processos construtivos, esse modelo de construção utiliza perfis e painéis de gesso acartonado para concluir o projeto.
O Drywall é um sistema para fechamentos de paredes internas e forros, a qual sua estrutura é formada por perfis galvanizados chamados montantes e guias. Os montantes são fixados na vertical a cada 400 mm ou 600 mm e as guias que são fixadas no piso e teto onde são encaixados os montantes.
Para os fechamentos da estrutura da parede são utilizadas placas, estas placas são de gesso acartonado. Existem inúmeros modelos de placas, cada uma para um determinado tipo de ambiente e área de aplicação. Para conhecer mais sobre elas, clique aqui.
Diferenciais do Drywall
• Sustentabilidade: Um dos grandes diferencias entre Drywall e alvenaria é o selo de sustentabilidade. Os materiais de Drywall são sustentáveis e podem ser reciclados, diminuindo a poluição nos canteiros de obras. Uma das funções sociais desse método construtivo é justamente promover no setor obras mais limpas e com menos resíduos de produtos. Na alvenaria os materiais degradam o meio ambiente, além de produzirem um alto volume de entulhos.
Aqui no nosso blog você encontra um post explicando não somente a sustentabilidade do Drywall, mas também o processo de reciclagem das placas de Gesso. Clique aqui para ler mais.
- Espessura: O Drywall é um sistema construtivo com a finalidade de vedar ambientes internos, ou seja, ele tem a função de dividir ambientes ou criar novos sem a necessidade de alterar a base estrutural da área. Logo, o Drywall permite paredes com espessuras menores garantindo um ganho de área útil. Mas atenção, isso não compromete a resistência mecânica das paredes construídas à seco. Nesse post, você encontra detalhes sobre a durabilidade e a resistência de cargas do Drywall.
- Normas: Todo o sistema de Drywall é normatizado, igualmente ao de Light Steel Frame, e possui materiais industrializados que seguem normas que garantem a qualidade e eficiência do sistema construtivo. Os materiais para a parede de alvenaria não são padronizados e normatizados, diminuindo a segurança e qualidade do projeto. Veja melhor sobre as normas ABNT nesse post aqui.
- Manutenção: No Drywall a manutenção é simples e rápida, sem quebra-quebra, sem sujeira, retirando a placa ou cortando o pedaço necessário para fazer a manutenção e recolocando a mesma ou nova placa no local. Já na alvenaria é necessário quebrar a parede para fazer a manutenção e fechá-la novamente, isso gera sujeira e demora na conclusão da manutenção. Veja aqui como fazer a manutenção de uma parede de Drywall em casos de aparecimento de umidade na placa.
E por fim, o Drywall e a Alvenaria podem ter um grande diferencial quanto ao Orçamento final: No Drywall existe fidelidade orçamentária, ou seja, o orçamento é preciso, sem imprevistos no final. Na alvenaria não é possível prever com precisão o valor final a ser gasto, pois sempre há faltas ou sobras de materiais durante a obra.
Logo, o Drywall tem menor tempo de obra também. Com a precisão de tempo construtivo baseado no quantitativo dos materiais, tem-se uma obra concluída em apenas alguns dias, já que o sistema é feito todo sob o regime de peças autoencaixáveis, dispensando diárias excessivas de mão de obra e tempo de cura dos produtos entre uma demão e outra.
O que é mais barato então: Drywall ou alvenaria?
O Drywall pode ter um custo inicial maior que a alvenaria, pois são materiais mais inovadores que os tradicionais. Porém obtenha-se um ganho significativo no decorrer da obra por reduzir o tempo de execução. Além do ganho em “dias” temos também a redução das diárias com mão de obra, diminuindo o custo de obra.
Sendo assim, o Drywall se torna a opção com maior custo benefício a médio e longo prazo, uma vez que tem manutenção e vida útil em potencial.
Por onde começar a construir ou reformar com o Drywall?
Agora que chegamos ao final desse post, você pode ver um comparativo sobre Drywall e Alvenaria descobrindo as diferenças entre as duas opções. Nota-se portante que o Drywall é a principal tendência no mercado da construção civil nacional, uma vez que possui todas as inovações necessárias para corrigir e amparar o setor civil. São necessidades tangíveis corrigidas com consciência ambiental e social.
Para começar a construir ou reformar com o sistema de Drywall hoje mesmo você precisa apenas clicar aqui para falar com um dos nossos consultores e fazer um orçamento sem compromisso em uma das nossas unidades.
Nos vemos no próximo post,
Até mais!