Existem diferentes tipos de Sancas de Gesso, mas todas elas garantem um tipo de acabamento que traz ainda mais elegância e sofisticação aos ambientes. Sua principal finalidade é destacar ainda mais a iluminação. Confira abaixo o que é, como fazer e dicas para utilizar a Sanca de Gesso no seu ambiente.
O que é Sanca de Gesso?
A sanca de gesso é um elemento decorativo que é instalado no teto, na junção entre a parede e o forro. É um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, como aspecto decorativo ou para criar uma iluminação diferente, de melhor distribuição.
Sendo assim, ela pode ter diversos formatos e tamanhos, mas a ideia principal é criar um acabamento diferenciado e suave, que disfarça as imperfeições da construção, como também os fios e tubos. Com a Sanca de Gesso, é possível criar layouts em diversos formatos, tanto em linhas retas, curvilíneas, circular, em formato de caracol e várias outras variações. Como veremos a seguir, também existem variações que criam caminhos de luz no teto e opções de luz indireta e direta do sistema elétrico do ambiente.
Tipos de Sanca de Gesso
Com a Sanca de Gesso, é possível criar layouts em diversos formatos, tanto em linhas retas, curvilíneas, circular, em formato de caracol e várias outras variações. Como veremos a seguir, também existem variações que criam caminhos de luz no teto e opções de luz indireta e direta.
Sanca Fechada: A Sanca de Gesso Fechada tem a parte superior fechada, escondendo o forro. É uma opção mais tradicional e clássica. Sendo assim, ela não possui aberturas e vãos entre o teto e rebaixamento. A Sanca Fechada pode ter, ou não, moldura.
Sanca Aberta: Nesse tipo de Sanca, a parte superior fica aberta, deixando o forro aparente. É uma opção elegante e moderna, que pode ser utilizada tanto em salas pequenas quanto em espaços maiores. É possível optar tanto pelos modelos com moldura como os sem. A Sanca aberta apresenta acabamento em suas laterais deixando espaço aberto na região central. Na Sanca aberta pode ser usada a iluminação indireta, refletindo para o teto, iluminação difusa e direcionável, e também possibilita a distribuição de spots na parte rebaixada do gesso.
Sanca Invertida: A parte inferior é voltada para o centro do ambiente, criando um efeito de iluminação mais direcionado. Há uma abertura entre teto e parede, porém diferente da Sanca Aberta, a iluminação é voltada para parede e não para o teto. É uma opção interessante para quem quer destacar algum elemento específico da decoração.
Sanca Rasgo de Gesso: É praticamente uma Sanca dupla aberta, porém utiliza lâmpada fluorescente ou led embutida. O buraco do rasgo de gesso, pode ser aberto, ou tampado com uma placa de acrílico.
Você ainda pode optar pela Ilha de Gesso e pelo Cortineiro, que são desenhos de acabamentos voltados para pontos específicos do ambiente.
Como fazer uma Sanca de Gesso?
Para fazer uma Sanca de Gesso você irá precisar de materias semelhantes ao de uma parede de Drywall. Caso você não saiba por onde começar, vou deixar como sugestão o post sobre como fazer uma parede de Drywall aqui.
A instalação da Sanca de Gesso para sala deve ser feita por um profissional especializado, que tenha experiência e conhecimento técnico. Desse modo, o primeiro passo é avaliar as condições da parede e do forro, para garantir que a Sanca será fixada de forma segura e resistente. Depois, o profissional vai definir o modelo e o tamanho da Sanca, de acordo com as características do ambiente. Além disso, a instalação pode ser feita com o auxílio de ferramentas específicas, como a Furadeira e o nivelador a laser. Mas os principais materiais são:
- Cantoneira;
- Drywall;
- Massa para Drywall;
- Fita de papel Microperfurada;
- Espátula.
Na UltraObra você encontra todos os produtos necessários para fazer uma Sanca de Drywall. Para fazer um orçamento sem compromisso com um dos nossos consultores, clique aqui.
Até o próximo post,
Vic