Se você está conhecendo agora sobre a construção a seco, provavelmente já deve ter escutado em algum momento sobre os Perfis para Drywall. Nesse post você encontrará quais são os mais usados no sistema e caso você já tenha contato com o assunto, vamos aprofundar através de um comparativo entre eles, como por exemplo quando usar a Tabica ou a Cantoneira, afim de te ajudar a encontrar qual o tipo de perfil mais indicado para sua obra. Vamos nessa?
O Drywall é um tipo de parede ou forro de teto que dentro do ramo da construção civil pertence ao sistema chamado de construção à seco. Esse modelo tem como ideia principal diminuir ao máximo o consumo de água durante uma obra ou reforma. Não é atoa que quando traduzido para o português “Drywall” ganha o significado de parede seca.
Dentro da construção à seco temos ainda outros estilos construtivos que vão além do Drywall, como Steel Frame, Wood Frame, Sistemas EIFS, e os ambientes em containers. Todos eles são um tipo de construção à seco (ou seja, usam pouca água) e que juntos formam o nicho de construção modular. Aqui no nosso blog você encontra esse post falando somente sobre construção modular.
Sendo assim, tanto uma parede quanto um forro feitos em Drywall usam materiais que são pré-fabricados e que substituem a alvenaria tradicional. Esses materiais se encaixam como “peças de um jogo de Lego” uma vez que chegam ao consumo final no regime pré moldado, montado e com medidas padrões.
Se dividem entre perfis, placas, fixadores, isolamento térmico e acústico e tratamento de juntas e acessórios. Hoje, iremos falar somente sobre os Perfis para Drywall, mas caso você tenha interesse em conhecer todos os materiais essenciais para construir uma parede de Drywall, aconselho você a ler esse post, no qual terá todo o conteúdo necessário para tirar o seu projeto do papel.
O que são Perfis para Drywall?
Os perfis para Drywall são estruturas feitas em aço que tem a função de dar uma estrutura/formato à parede ou ao forro de teto. São produzidos sob o regime de normas da ABNT que garantem não somente a durabilidade das peças, mas principalmente a qualidade quando falamos em resistência mecânica e estrutural. Por esse motivo, é de extrema importância o uso de perfis normatizados dentro de um projeto. Na rede UltraObra você encontra todos os perfis de Drywall normatizados.
O perfil seria o produto do Drywall para substituir o tijolo na “construção tradicional”. É através dele que fazemos a fixação das placas e assim conseguimos concluir a vedação do ambiente.
São comercializados com a espessura de 0,50mm e 3000mm de comprimento. Lembrando que por serem materiais industrializados são de fácil customização e manuseio e todos sofrem o processo de galvanização diretamente na fábrica. Em outras palavras, essas estruturas de aço são mais leves que outras e específicas para o Drywall porque recebem o procedimento químico o qual chamamos de Galvanização. Esse acontece para adicionar uma camada de zinco como proteção externa contra oxidação . O perfil de Drywall então além de seguir uma norma de controle de qualidade é um produto desenvolvido para ter vida útil longa e segura, prolongando e evitando ao máximo a manutenção e reparos futuros aos ambientes. Mais um ponto positivo comparado à alvenaria.
Quais são os Perfis para Drywall?
Os perfis de Drywall podem ser tanto para a parede quanto para o forro de teto, por isso iremos lista-los em dois segmentos diferentes, sendo eles:
– Perfis para parede:
Guia: O perfil Guia é usado na posição horizontal e paralela ao chão e teto. Recebem os perfis do tipo Montante.
Montantes: Já o perfil Montante é usado na vertical e possui orifícios ao seu comprimento como passagem dos sistemas elétricos e hidraúlicos do ambiente. Tanto o perfil do tipo Guia quanto do tipo Montante são fabricados na largura de 48, 70 e 90mm com 3000mm de comprimento.
– Perfis para parede e forro:
Contoneira: Este tipo de perfil para Drywall tem abas desiguais, geralmente em formato L, e serve para proteger o topo de placas de sistemas Drywall quando usadas para a função de parede, mas também é indicado para forros e suas extremidades com a função de dar acabamento ao sistema. Esse tipo de perfil está é comercializado também na versão perfurada, que é indicada para o ambiente que contém o aparelho de ar condicionado.
– Perfis para forro de teto
Canaleta (F530): É recomendado para a estruturação de forros, ou seja, garantem toda a estruturação do forro; é a parte a qual fica em contato com alvenaria. É através dele que acontece a fixação das placas.
Tabica: Sua principal utilização é para criar a estética de forro flutuante. Feita em degraus, se diferencia da cantoneira pelo fato de conseguir promover a montagem desses forros “aéreos”.
Qual o diferencial dos perfis de Drywall?
Logo, podemos dizer que a principal função de um ambiente construído no sistema de Drywall é a rapidez e limpeza durante o processo de instalação. Além de ser uma proposta mais econômica e sustentável, o Drywall nasce com a ideia de dividir ambientes internos de forma prática e reversível.
Por esse mesmo motivo, afirmamos que sua principal estratégia é fazer a vedação de novos ambientes, diferente por exemplo dos outros sistemas modulares, como o Steel Frame, que tem a função estrutural. Para ver a diferença entre esses dois tipos de construção modular à seco e seus materiais, vou deixar o post abaixo para leitura posterior a essa.
A construção a seco tem crescido cada vez mais por atender todas as necessidades do consumidor moderno: versatilidade, rapidez, economia, e praticidade. Além disso, possui inovação suficiente para não degradar o meio ambiente com o resíduo de obra, além de ter o processo de fabricação sustentável.
Os Perfis para Drywall são portanto onde conseguimos transmutar esses projetos em realidade. Para mais informações e orçamentos sobre os perfis, clique aqui e fale diretamente com um dos nossos consultores.
Até o próximo post,
Vic