O sistema de Drywall pode ser usado tanto para a vedação de ambientes quando aplicado no formato de parede, mas também para a melhora estética e térmica quando usado como forro de teto. Indicado para edifícios residenciais e comerciais, o produto é leve, sustentável, fácil de se trabalhar e não gera entulho. Tudo isso só é possível graças ao tipo de material, como a Placa FGA e Placa ST. Mas qual usar no forro de Drywall?
O forro de Drywall é uma alternativa ao forro de gesso tradicional. Composto por grandes placas revestidas por papel acartonado, a espessura fina do forro de Drywall possibilita ganho de área útil no espaço em que é instalado, além disso, apresenta um excelente custo-benefício.
Com o avanço do mercado da construção à seco, materiais foram sendo criados para cada vez mais para atender as necessidades dos consumidores. E é nesse momento que surgem as dúvidas sobre quais produtos realmente escolher. Hoje vamos ver um comparativo sobre a Placa FGA e a Placa ST, essas que são as mais comuns quando falamos em forro de Drywall.
Placa ST
A placa ST é o tipo de placa mais tradicional quando falamos em produtos de Drywall. Indicada para áreas secas, são placas brancas, conhecidas como Standard (ST). Com borda rebaixada, tem sua espessura entre 12,5mm ou 15mm e um tamanho de 1,200mm de largura e 1,800 ou 2,400mm de comprimento. Voltada à montagem de paredes internas, revestimentos e mobiliários integrados, como armários e nichos, pesa em média 18kg é um dos materiais que tem o seu processo de fabricação 100% reciclável, como mostramos nesse outro post aqui no blog.
Placa FGA
A placa FGA foi desenvolvida para montagem de forros internos, vem pronta para acabamento e não trinca e nem amarela. Tem o seu peso reduzido para 10kg e seu tamanho 600mm de largura por 2000mm de comprimento. Sendo assim, é ainda mais leve e compacta facilitando o processo de instalação.
Porém a grande diferença entre a Placa ST e a Placa FGA é o seu sistema de instalação, ou seja, o material que estrutura essas placas no forro.
No sistema de forro de ST usa-se o perfil do tipo Canaleta (F530), reguladores pendurais, Arame 10 ou tirantes, o mesmo tipo de tratamento de juntas que as paredes, como massa e fitas.
Já quando optamos por usar a Placa FGA , precisamos substituir o perfis para união H, Arame 18 e um outro tipo material para o tratamento de juntas, chamado de nervuras de chapas de gesso fixadas com massa de colagem.
O forro de Drywall, pode ser usado no acabamento da estrutura superior interna do projeto, escondendo redes e dutos, e melhorando o isolamento acústico e térmico, tornando a construção a seco uma das técnicas mais modernas na construção civil por usar uma lista de materiais precisa, poucos dias de instalação e o mínimo de resíduos gerados.
Para ter acesso ao custo de produtos para se fazer um forro de Drywall, clique no link para falar diretamente com um dos nossos consultores.
Até o próximo post