Pesquisar

#30: Como fazer uma parede de Drywall? Confira os itens indispensáveis para esse tipo de construção.

O Drywall é um sistema construtivo que possibilita criar/dividir novos ambientes sem a necessidade de quebrar as estruturas já existentes. Veja a partir de agora como fazer uma parede de Drywall e confira os itens indispensáveis para esse tipo de construção.

A maior vantagem de construir ou reformar com o Drywall é ter um menor tempo de obra. Em poucos dias nasce um novo ambiente e sem a sujeira que o “quebra quebra” da alvenaria tradicional faz. Não é atoa que o sistema de Drywall é muito mais econômico e prático de ser edificado.

Para ficar um pouco mais claro, separamos abaixo as etapas de como fazer uma parede de Drywall. Elas são divididas em um sistema cronológico, ou seja, começa do zero e vai até o acabamento final da parede. Em cada fase você encontrará os materiais necessários, assim como dicas de mão de obra para ter um projeto de alta qualidade no seu ambiente.

Vale lembrar que tudo mostrado nesse post é equivalente somente ao processo de desenvolvimento de paredes de Drywall. Para a criação de forros recomendamos consultar um dos nossos vendedores para ter acesso aos produtos e métodos necessários proporcionais a ele.

1) Medidas e proporções

O primeiro passo de como fazer uma parede de Drywall é medir o espaço que será projetado o novo ambiente. É de suma importância esse cálculo já que a quantidade de perfis e placas são diretamente proporcionais à área calculada.

Para medir você pode usar uma trena ou usar o nível a laser para otimizar o tempo de cálculo. Ambas as ferramentas você encontra em todas as lojas da rede UltraObra a pronta entrega.

2) Instalação dos perfis

O Drywall é construído sob estruturas metálicas chamados de perfis. Existem dois tipos que formam a estrutura, são eles: Perfil Guia e Perfil Montante.

Os perfis tipo Guia são usadas sempre na horizontal e se concentram no chão e na parte superior da parede. Disponíveis nos tamanhos de 48, 70 e 90mm x 3000mm, com espessura de 0,50mm. A espessura do aço é um dos fatores que influencia diretamente na qualidade do material.

Pelo mesmo motivo, a ABNT estabelece normas que asseguram esse desempenho ao criar os padrões normativos. Na UltraObra você encontra todos os perfis normatizados tanto na questão de tamanho, como também na parte de galvanização do aço.

O outro perfil, o do tipo Montante, é encaixado verticalmente dentro do perfil guia, e possui orifícios ao longo do seu comprimento para dar passagem aos sistemas elétricos e hidráulicos da obra. Tem os mesmos tamanhos do perfil Guia, assim como o mesmo nível de galvanização.

A galvanização é um procedimento químico que faz uma cobertura extra de zinco, aumentando o grau de resistência à oxidação do aço.

3) Fixação das placas

Instalada as estruturas, vem a parte de chapeamento. Escolher o tipo de Placa é o principal ponto aqui. Existem diversas versões de placa de Drywall cada qual para uma necessidade diferente de ambiente.

Clicando aqui você encontra todos os tipos disponíveis.

Para fixar as placas nos perfis, você pode usar os parafusos do tipo GN PA e PB. Para fixar os perfis um no outro, recomendamos o parafuso do tipo Lentilha.

Outras ferramentas manuais podem auxiliar nessa etapa de fixação das placas. O estilete ajuda a cortar a placa no tamanho adequado ao encaixe. O esquadro ajuda a medir as quinas e a plaina lixa as bordas da placa que passaram pelo corte. Tanto a trena, quanto o nível são usados em grande parte da instalação, mas principalmente na fixação para ajudar a medir o prumo das placas.

4) Tratamento de Junta

O tratamento de junta é feita com a finalidade de dar acabamento nas emendas entre uma placa e outra. Para isso você precisa usar uma massa especifica de Drywall junto com a aplicação de uma fita. A fita pode ser do tipo telada, de papel ou de canto.

Uma dica é aplicar uma pequena quantia de massa em cima dos parafusos como nivelamento e assim ter um acabamento estético mais harmônico.

5) Acabamento

Depois de secar a massa nas juntas, você pode lixar para manter o nível mais suave. Feito isso a parede de Drywall está pronta para receber o acabamento, como pintura, papel de parede ou outros revestimentos.

O tempo médio para fazer uma parede de Drywall varia, mas geralmente leva de 1 a 3 dias para completar o processo. Esse período considera instalação da estrutura metálica, fixação das placas de Drywall, aplicação da fita e massa nas juntas, e tempo para secagem.

Agora que você já sabe como fazer uma parede de Drywall e quais são os materiais necessários para cada fase da instalação, não deixe de conferir os outros posts aqui no blog com mais dicas sobre o sistema de Drywall.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress