A construção civil é uma das frentes mais poluentes quando falamos em meio ambiente e sustentabilidade, uma vez que há descarte de entulhos de maneira errônea e excessiva, contaminação por aditivos químicos no solo dos canteiros de obras e o uso em grande volume de água nos processos de execução. Em contrapartida, a construção à seco vem não somente reduzindo o uso da água durante o processo construtivo, mas também adotando materiais que são 100% reaproveitados durante o seu processo de utilização, diminuindo e reaproveitando os resíduos gerados durante a obra e reforma. O resultado é um projeto não somente mais limpo, mas também uma adoção de produtos que contribuem positivamente na cadeia produtiva do varejo. Hoje vamos falar então sobre a reciclagem de Gesso Drywall na construção civil, já que é um dos poucos sistemas de construção que possui o “ciclo fechado” e total de recilagem. Veja abaixo sobre esse processo. Boa leitura.
A construção civil é considerada uma das maiores geradoras de resíduos de todos os setores produtivos do país. Os efeitos que o descarte incorreto dos resíduos podem gerar são ínumeros, como: degradação do solo, proliferação de parasitas em depósitos, poluição de rios e nascentes de água entre outros.
Logo, faz-se necessário não somente a gestão desses processos, mas também adotar soluções que resguarde toda a cadeia produtiva desse materiais e mão e obra. O surgimento de tecnologias inteligentes, como o Drywall, é o caminho para o reaproveitamento desses materiais, redução de custos e preservação do meio ambiente, uma vez que completa o ciclo da reciclagem, ou seja, seus restos podem ser recolhidos, reprocessados e reutilizados para a fabricação de novas placas novamente.
Toda a cadeia é influenciada pelos princípios da reciclagem, possibilitando que os resíduos do gesso possam ser usados para fazer o mesmo produto novamente, além de serem recuperados para uso em outras aplicações. Isso é o que chamamos de ciclo fechado, o qual há aproveitamento do começo ao fim da vida útil do produto.
Sendo assim, o uso de Gesso Drywall na construção civil é uma ótima forma de tornar a sua obra mais sustentável e reduzir o impacto ambiental do setor. Você pode ainda aprender a realizar a gestão de resíduos do gesso e através do manual de técnico de “Resíduos de Gesso na Construção Civil – Coleta, armazenagem e reciclagem” disponibilizado para download pela Associação Brasileira do Drywall.
Vale lembrar então que a escolha de placas de qualidade garantem a certificação desse ciclo. Na UltraObra você encontrar diferentes tipos de placas clicando aqui.
Até o próximo post!