Pesquisar

#23: O que é construção à seco e quais são suas vantagens e desvantagens.

Construção à seco é um tipo de sistema construtivo que usa pouca água nos processos que envolvem uma obra. Ao contrário da alvenaria tradicional, a construção à seco usa materiais pré fabricados, ou seja, produtos que são feitos em um ambiente industrial. Isso proporciona à construção a seco menor desperdício de material, maior precisão orçamentaria e menor tempo de execução. Veja abaixo o que é construção à seco e quais são suas vantagens e desvantagens.

Componentes pré-fabricados é um dos princípios fundamentais da construção a seco. Isso significa que muitos dos elementos estruturais e de acabamento são produzidos em fábricas com alta precisão e, em seguida, transportados para o local da obra. 

Os materiais não requerem argamassas que usam água para a montagem de estruturas ou outros componentes. O Drywall e o Steel Framing são dois de seus sistemas mais conhecidos.

Sendo assim, construção à seco nasce juntamente com o conceito de construção modular. Aqui no nosso blog você encontra um post falando somente sobre isso. Clique aqui para conferir.

Drywall

Falar em construção à seco e não citar o sistema de Drywall é quase impossível, uma vez que é o sistema mais simples e popular. O Drywall tem a função de dividir ambientes internos, ou seja, é um método muito indicado para quem deseja reformar ou remodular um ambiente. Além disso, participa no processo criativo de móveis como closets e nichos decorativos.

Muitas pessoas tem a dúvida então de qual seria a diferença entre o Drywall e o Steel Frame. Veja abaixo essa explicação.

Steel Frame

Enquanto o Drywall usa perfis (aços) mais leves e finos para criar um novo espaço no ambiente, o Steel Frame nasce com a intenção de vedar esses ambientes, ou seja, tem uma função estrutural, como fachadas e pavimentações de até 2 andares.

Sendo assim, o material do Steel Frame é muito mais resistente do que a do Drywall, já que este necessita ter uma resistência maior para suportar as influências mecânicas externas, como sol, chuvas e ventos. A principal diferença entre eles então é a exposição, ou seja, um é para estruturar ambientes internos e cobertos e leves, enquanto o outro, para vedar ambientes externas e que possuem cargas mais pesadas.

Como citado acima, o Drywall e o Steel Frame são os dois métodos mais comuns quando falamos em construis a seco, mas vale ressaltar aqui que eles não são os únicos. Ainda temos os sistemas Wood Frame e EPS, ambos poucos explorados no Brasil.

Quais são as vantagens da construção à seco?

A construção à seco é muito inovadora, e como toda inovação, traz consigo métodos refinados e atualizados sobre determinado assunto.

  • Sustentabilidade e Reciclagem

Ambas palavras são bem defendidas na construção seca. Grande parte do material utilizado passa por processos de reciclagem, como as placas de gesso acartonado e as lãs termoacústicas. Por esse motivo, mas principalmente pela precisão da quantidade de material utilizado, ela passa a ser sustentável também por poluir e contaminar bem menos os canteiros de obras.

  • Eficiência energética e econômica

A capacidade de incorporar isolamento térmico de alta qualidade nas estruturas da construção a seco resulta em edificações mais eficientes em termos de energia, economizando nos custos de aquecimento e refrigeração, ou seja, as áreas que possuem o isolamento de lã tendem a ser mais frescas no verão e mais quentes no inverno. Por esse motivo, o sistema ganha um ótimo custo-beneficio, pois reduza-se o gasto com tarifas de energia.

  • Custo-benefício

Construir e reformar com Drywall ou Steel Frame garante uma obra mais eficiente em relação a tempo e custos. Por ser uma obra moldada, não há quase desperdício por parte dos materiais utilizados, já que grande parte deles são auto moldáveis. Isso além de garantir maior precisão orçamentaria também diminui o tempo de obra, já que o sistema fica menos vulnerável ao tempo de cura e disposição de mão de obra.

  • Pouca Manutenção e durabilidade

A manutenção de um sistema seco é baixíssimo, já que se torna pontual quando ocorre algum problema. Diferente da alvenaria que causa sujeira e reparos mais complexos, no Drywall e Steel é possível recortar somente a área danificada, a qual em seguida é substituída pelo mesmo material facilmente.

E as desvantagens, elas existem?

Assim como grande parte das ciências, a tecnologia seca tem suas desvantagens. A boa noticia é que além de ser pouca, ainda é reversível facilmente. A maior desvantagem da construção a seco atualmente é a falta de mão qualificada, o que causa um efeito dominó em toda essa setorização.

E uma forma de reverter esse efeito é justamente não só proporcionar mais informações e conhecimento sobre os processos de instalação, mas principalmente em ter mais profissionais capacitados e qualificados como influência de mercado.

Agora que você já sabe o que é construção à seco, não deixe de nos acompanhar para conhecer outros assuntos relacionados ao tema.

Até o próximo post,

Vic

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress