A Infiltração no Drywall pode se manifestar através de manchas, mofos e principalmente rachaduras distribuídas pelas placas. Má instalação, a falta de impermeabilização, produtos de má qualidade e vazamentos internos são os fatores mais comuns que podem desencadear essa patologia no sistema. Se você chegou até aqui porque está em busca de soluções para corrigir ou evitar essa dor de cabeça, continue lendo esse post para encontrar essas alternativas.
O Drywall hoje compõe um dos sistemas da construção à seco, ou seja, é um método construtivo que usa uma menor quantidade de água em todo o processo de obra. Mas isso não significa que ele não seja resistente à ambientes úmidos ou expostos à intempéries. Para cada uma dessas situações existem soluções únicas e simples que garantem a boa performance da estrutura. Para situações em que aconteça exposição a chuvas, ventos ou sol, pode-se usar o sistema de Steel Frame, por exemplo. A construção à seco já é tão resistente quanto a alvenaria, e em alguns casos, apresenta até mais resistência mecânica em situações de terremotos do que a construção tradicional de tijolo e cimento.
Sendo assim, o que você precisa para construir com esse sistema modular é entender quais as necessidades do ambiente e usar os produtos certos para essas especificações. Continue lendo para ver mais sobre ambientes com fluxo de água contínuo.
Para áreas com maior volume de água, como banheiros, cozinhas e lavanderias recomenda-se o uso de uma placa específica, a placa RU. De coloração verde, ela compõe uma das três opções que temos de placa de gesso acartonado (Drywall). Veja a ilustração abaixo:
Uma placa resistente a umidade significa que ela tem em sua composição uma tecnologia que possui elementos hidrofugantes, silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso. Essa composição protege a chapa contra respingos, escorrimentos e vapor condensado. Mas atenção, isso não significa que ela seja impermeável, e sim, mais tolerável a umidade.
Para deixar uma placa mais resistente à água e ao vapor é necessário usar produtos impermeabilizantes específicos para essa condição, os quais geralmente são aplicados após o tratamento de juntas e antes da aplicação dos revestimentos. Na UltraObra você encontra alguns produtos para fazer esse reforço nas placas, como por exemplo:
Logo, além da especificação do material, recomenda-se fazer o uso de materiais complementares que garantem uma dupla camada de proteção aos produtos. Os reparos em revestimentos, paredes e tetos de drywall são mais simples, além de mais rápidos e limpos do que os serviços realizados em alvenaria.
A infiltração no Drywall pode gerar trincas e fissuras na placas, levando em alguns casos ao estufamento da mesma. Nesse aspecto, uma das grandes vantagens do sistema Drywall é a facilidade de manutenção e reparo que o material oferece. Em situações mais severas, recomenda-se o corte do local fazendo a substituição por um novo pedaço de placa. Porém se a placa não chegar a ter sua estrutura comprometida, o reparo passa a ser ainda mais simples. Esta pode ser feita lixando a parte danificada, e finalizando com o revestimento e acabamento já usados.
Agora que você já sabe como cuidar da infiltração no Drywall, não deixe de seguir a UltraObra nas redes @ultraobradistribuidora para continuar informado e conectado a construção à seco.