Pesquisar

#18: Membrana Hidrófuga é um componente essencial contra umidade no Steel Frame, entenda!

A membrana hidrófuga é um componente essencial do Steel Frame já que protege o sistema contra a umidade. Veja a partir de agora do que é feito o material, em qual parte da instalação aplicar o produto e os principais benefícios que ela pode agregar ao seu projeto.

Apesar de não ser muito comum na construção civil, a membrana hidrófuga é um item importante para a construção à seco pois funciona como um impermeabilizante para o restante do sistema. Ela é usada como forma de proteger as placas OSB contra umidade evitando assim futuras patologias ao ambiente oriundas à água.

Por suas propriedades técnicas ela tem a função de criar uma barreira que permite a saída de água em forma de vapor, impedindo a passagem das gotículas de água para as partes internas de uma parede em Steel Frame. Partindo dessa ideia, de que ela é indicada para obras externas e expostas a intempéries, ou seja, para casas em Steel Frame, vale ressaltar que o uso da membrana hidrófuga não se faz necessário em obras de Drywall, uma vez que esse só é usada para ambientes internos. Logo, a membrana hidrófuga é um item essencial e particular do Steel Frame.

Feito de fibras de polietileno de alta densidade e amplamente utilizado devido à sua resistência, durabilidade e versatilidade as fibras da membrana, o polietileno é fundido por um processo de spunbonding, criando uma estrutura porosa e contínua. Essa composição de polietileno confere ao material suas propriedades hidrófugas, resistência ao rasgo e abrasão, além de leveza e flexibilidade.

Hoje no Brasil o formato mais comum comercializado da membrana é na versão em rolo, como mostra a foto acima, e em diferentes tamanhos. Na UltraObra você encontra nos tamanhos de 27m² e 50m² para facilitar o uso na obra e evitar portanto o desperdício do produto.

De rápida e fácil aplicação, a membrana é um item adiciona vantagens para a sua obra e entrega alto desempenho quando o assunto é proteção para paredes. Por isso, é aplicado sobre as placas de OSB fazendo uma espécie de envelopamento da placa. Uma dica importante aqui é usar o rolo na vertical durante a aplicação, pata evitar a formação de rugas, por isso recomenda-se fixar a membrana com grampos galvanizados no espaçamento de 350mm a 400mm. Após o término do envelopamento, faça o corte em X e y da abertura de janelas e portas e dobre para o interior as abas formadas.

Você pode aplicar a membrana diretamente em cima dos perfis também, como mostra a foto abaixo.

Esses são passos básicos para que você tenha uma orientação prévia de como instalar a membrana. O ideal é que você sempre confira com um especialista a quantidade necessária de membrana e compre sempre em lojas que possuam ampla referência na área. Para mais dúvidas sobre a quantidade e instalação, clique aqui, para falar diretamente com um dos nossos consultores.

A membrana hidrófuga possui inúmeras vantagens, especialmente quando o assunto é proteger superfícies contra água e umidade e infiltrações, evitando a corrosão da estrutura e deformação e rachaduras nas paredes.

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress