As portas para Drywall são diferentes das portas de Alvenaria principalmente pelas suas esquadrias. É fundamental ressaltar que a porta de Drywall, além de ter um acabamento diferenciado, ela já vem pronta para instalação também. Quer saber mais sobre como escolher e instalar as portas para Drywall? Continue lendo o post.
As espessuras das portas de Drywall são os que diferenciam elas dos demais modelos do mercado. Com opções que variam de 48cm, 70cm e 90cm elas correspondem às espessuras dos perfis de montantes, uma vez que serão nessas estruturas que serão fixadas.
Algumas vantagens funcionais como: leveza, rápida instalação, versatilidade e personalização. Isso tudo porque são comercializadas, em sua maioria, em kits prontos. Geralmente o kit inclui:
- folha de porta
- fechadura e dobradiças
- batentes
Entre os modelos indicados para Drywall, temos o modelo colmeia e o modelo sólido. No caso das portas colmeias, por exemplo, elas são conhecidas pela leveza e excelente custo-benefício. Já as portas sólidas apresentam como diferencial um preenchimento que aumenta a resistência da esquadria.
Além disso podem ser do tipo giro ou do tipo de correr, sendo essa segunda com a opção de embutir ou sobrepor.
Porta de giro
Conhecida também como porta de abrir, ela utiliza dobradiças e conta com um batente para fixá-la onde a folha da porta se encaixa proporcionando maior vedação e consequentemente maior proteção acústica.
Aqui vale-se atentar sobre a orientação da porta. O lado de abertura da folha de porta pode gerar um certo tipo de confusão, uma vez que o lado do observador diante da porta pode comprometer a dualidade entre o lado esquerdo ou lado direito. Veja a dica abaixo.
Porta de Correr
Como citado anteriormente, a porta de correr pode ser do modelo de embutir ou a de sobrepor. Como o nome indica, na porta de correr de embutir, a folha da porta desliza para dentro da parede, permanecendo inteiramente embutida e sem ocupar espaço à frente ou atrás da porta. Vale reforçar que esse modelo precisa de um trilho superior e inferior para permitir o movimento suave da porta.
Já a porta de correr de sobrepor tem um mecanismo semelhante, porém com os trilhos aparentes, ela desliza por cima das paredes. Essa opção é muito usada em ambientes que procuram um aspecto mais moderno e industrial como design.
Em ambas as duas opções, ao usar a porta de correr no projeto, é possível ganhar espaço em área útil, já que não ocorre a abertura da folha de porta para fora dos batentes, sendo portanto uma excelente opção para otimizar espaços.
Instalação
O processo de instalação das portas de Drywall é bem simples, podendo ser feito com parafusos GN25 ou com a espuma expansiva para fazer a fixação.
Na UltraObra você encontra os principais modelos de porta para Drywall clicando aqui.
Até mais!