Garantir uma instalação rápida, segura e sem danos pode parecer estranho quando se fala em Drywall, já que muitas pessoas não optam pelo uso de acessórios específicos para esse tipo de projeto, comprometendo portanto o resultado final da obra. Para evitar que o trabalho seja refeito, e a compra de materiais duplicado, veja quais são os parafusos para o sistema de Drywall mais recomendados entre os profissionais da área.
Os parafusos para o Drywall seguem uma nomenclatura de acordo com o seu tipo de rosca, fenda, cabeça e ponta. Veja a explicação abaixo:
Tipos de rosca
A rosca é a parte da peça que atravessa o gesso acartonado, podendo ser do tipo ponta agulha (PA) para Drywall e parafuso autobrocante.
Para o uso durante o processo de plaqueamento, ou seja, da fixação das placas nos perfis de montante, recomenda-se o parafuso Trombeta PA, conhecido também como parafuso GN25. Há ainda outras variações como o GN35, GN45 e GN55, todos orientados pelo tamanho da espessura do acessório.
Uma observação extra aqui é que existem acessórios que ajudam os parafusos não ultrapassarem a camada superficial das placas, comprometendo sua estrutura. Esse produto é comercializado como bit com limitador.
Tipos de fenda
A fenda é a parte da cabeça do parafuso (formato do encaixe) para Drywall em que ocorre o contato com a ferramenta utilizada para a fixação.
Os parafusos fenda, por exemplo, são aqueles fixados por meio de uma chave de fenda ou de uma ponteira com esse formato, enquanto os parafusos philips, por sua vez, são as peças fixadas com a ajuda de uma chave philips ou de uma ponteira com o formato dessa chave, em X.
Recomenda-se o parafuso do tipo Chipboard pra bucha de 6mm para a fixação dos perfis Guia no chão. Estes tem a cabeça do tipo philips.
Tipos de cabeça
A cabeça é a parte do parafuso que fica para fora da placa de drywall. Existem modelos diferentes, que impactam no uso.
Os parafusos podem ter a cabeça Flangeada, com um formato de cabeça levemente arredondado ou do tipo Trombeta que apresentam um cabeça mais achatada.
O mais comum no sistema de Drywall é o parafuso Lentilha, de cabeça flangeada e responsável pela fixação de um montante no outro.
Tipos de ponta
Divididos entre ponta agulha (PA) e ponta broca (PB) tem- se a seguinte recomendação: a ponta agulha, indicada para placas de até 0,8mm e os de ponta broca, indicados para espessuras maiores.
Existem casos em que o sistema é acoplado diretamente na parede de alvenaria. Nessas situações em que a fixação do Drywall, como paredes de tijolos, é recomendado o uso de parafusos para Drywall com bucha. Esses parafusos possuem uma bucha plástica que é inserida na parede antes da fixação do parafuso. A bucha proporciona uma ancoragem segura e estável, garantindo a fixação adequada do drywall.
Agora que você já sabe quais parafusos comprar para usar na instalação de Drywall, clique aqui para finalizar sua compra com um dos nossos consultores.
Nos vemos no próximo post!