Pesquisar

#08: Fita Telada e Fita de Papel: Qual a diferença e qual usar?

Um assunto que sempre surge dúvidas durante a instalação do Drywall é sobre o uso da fita no tratamento de juntas. Alguns condenam o uso da Fita Telada preferindo o uso da Fita de Papel no lugar. Mas você sabe realmente a diferença entre elas e qual das opções usar? Continue lendo o post.

Para garantir um acabamento perfeito e uma obra segura, é preciso conhecer bem as diferenças entre a Fita de Papel e a Fita Telada. Embora cada profissional trabalhe de um jeito diferente na hora de dar o acabamento na massa de Drywall, é preciso entender bem sobre qual tipo de efeito de dilatação das juntas é esperado, afinal a função da fita é justamente garantir uma maior resistência mecânica no encontro entre as placas afim de evitar a fissuras e trincas nelas posteriormente.

O uso das fitas proporciona uma maior estabilidade ao sistema de Drywall, por isso é um acessório de fixação e acabamento indispensável e insubstituível para qualquer tipo e tamanho de projeto. Além disso, ela ajuda esteticamente a dar a ideia de continuidade às paredes secas, junto com a aplicação bem feita de massas específicas para esse material, garantindo um acabamento mais profissional.

A Fita de Papel também conhecida como Fita Microperfurada, evita a formação de bolhas. Produzida com um material todo pensado para permitir a saída de ar entre a fita quando aplicada. Ela contém uma marcação central revestida com um fio metálico inoxidável. Esse detalhe serve para ajudar no posicionamento da fita, o qual o meio da fita deve estar alinhada com o encontro das placas.

Uma outra característica própria da fita de papel é que ela precisa de uma primeira demão de massa na junta das placas antes de ser usada. Ou seja, faz-se uma camada de massa, em seguida coloca-se a fita, e por fim, acrescenta-se mais uma demão de massa para finalizar o acabamento.

Por outro lado, a Fita Telada é feita de fios de fibra de vidro entrelaçados como uma malha. Isso proporciona ao produto uma característica autocolante, por possuir em um dos seus lados uma cola adesiva. Essa propriedade interfere também na sua instalação, a qual se faz por meio da aplicação da fita sob as juntas e por seguinte, a aplicação de uma camada de massa.

É necessário somente ficar-se atento(a) quanto a normatização da Fita Telada. Para isso, você pode fazer a consulta diretamente no site da ABNT, ou com algum dos atendentes da rede UltraObra.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os tipos de fitas para tratamento de juntas de Drywall, você pode escolher entre elas clicando aqui.

Até mais!

Posts relacionados

Conheça a autora

Victória Lombardi

Sou publicitária, social media e responsável pelo setor de marketing da Rede UltraObra. Como comunicadora tenho a intenção de promover informações e conhecimentos e junto a empresa temos como meta desenvolver o mercado da construção a seco no nosso país. Acreditamos que o futuro do setor civil além de promissor é muito inovador, tendo anseio por profissionais qualificados, por projetos com maior responsabilidade social e por obras mais estrategistas como meio de moldarem uma realidade mais econômica e sustentável. Por isso, nos dedicamos diariamente para proporcionar conteúdos e orientações sobre os materiais, sistemas e técnicas que constituem esse subnicho da construção civil. É um prazer poder transformar ambientes do piso ao teto juntos.

plugins premium WordPress