O Drywall tem se popularizado graças as suas inúmeras vantagens, mas mesmo tendo um crescimento expressivo nos últimos meses, ainda encontramos dúvidas sobre a resistência e durabilidade do Drywall. O post de hoje então é sobre o quanto essas placas de gesso acartonado suportam de peso depois de instaladas. Será que são mesmo confiáveis comparadas a alvenaria tradicional?
O que assegura a resistência mecânica e a rigidez de uma parede Drywall é o conjunto composto pela estrutura, formada por perfis de aço galvanizado e as chapas de gesso nela fixadas, proporcionando seu contraventamento.
Por ser altamente flexível e moldável o sistema, podemos portanto atingir níveis diferentes de vedações, sendo elas paredes simples, mas também paredes de alto desempenho, como as das salas de cinema instaladas em shopping centers de todo o País. Esse é um exemplo ocorrido na unidade de São José dos Campos da rede UltraObra, a qual forneceu todos os produtos necessários para a empresa Kinoplex. Recém inaugurada na cidade, a sala luxuosa considerada frente premium pela marca, foi estruturada com os materiais do sistema Drywall. Clique aqui e veja mais sobre o projeto.
Essa escolha se dá portanto pela quantidade de guias usadas, pelo espaçamento entre elas, e ainda pela disposição das placas. Em outras palavras, o sistema pode ser do tipo simples ou duplo. O sistema simples é a técnica mais comum e conhecida, composta por guias, montantes e uma placa de gesso para cada espaçamento. Já o Sistema Duplo de Drywall é uma técnica de construção que envolve a instalação de duas camadas de placas de gesso acartonado, as quais são instaladas, uma sobre a outra. Aqui é importante ressaltar que o vão criado entre as placas pode ser preenchido com materiais de isolamento termoacústico.
Pode-se ainda combinar diferentes espessuras de perfil (48, 70 ou 90 mm) e escolher a distância de instalação de uma a outra (de 400 ou 600 mm). Quanto menor esse espaçamento entre os perfis, mais resistência se obtém. Em paredes especiais ou curvas, por exemplo, costuma-se usar a distância de 400mm. Sendo assim, o medo que as pessoas tem sobre a resistência mecânica do Drywall pode ser logo desmistificada com o processo de instalação adequado a necessidade do ambiente.
Outro detalhe importante é o quanto de peso as placas suportam. Nas comuns, você pode fixar objetos com até 10 kg utilizando pregos e parafusos especiais para Drywall. Caso o peso seja excedido, divida o peso entre duas placas ou faça a fixação na estrutura, ou até mesmo o uso de uma placa de reforço. Outra opção é, já no projeto, calcular as áreas que receberão maior carga e projeta-las com placas especiais, mais espessas, como a Placa Habito e a Placa Performa.
Sendo assim, engana-se quem acha que por ser um material leve, o Drywall não é resistente. O drywall tem uma resistência consideravelmente normal, suportando portas, armários, estantes e qualquer outro item que uma parede de alvenaria aguentaria.
Até o próximo post!