Embora complementares e semelhantes o isolamento acústico e o tratamento acústico tem suas características próprias, fazendo de cada sistema único. Saiba a diferença entre eles a seguir.
Tem se tornado cada vez mais comum o incomodo sonoro tanto no ambiente de trabalho quanto no residencial. O que muitas pessoas ainda não sabem é que o convívio frequente nesses meios com barulhos excessivos comprometem não somente a produtividade delas como também a saúde, dando ao assunto uma conotação muito mais social do que apenas comercial para construtoras, engenheiros e arquitetos nos dias atuais.
Um estudo sobre os efeitos da poluição sonora publicado no British Medical Bulletin, confirmou alguns sintomas graves e crônicos causados quando o ser humano é exposto a ruídos acima do permitido. Dentre eles estão a hipertensão, a redução na capacidade de aprender, a falta de produtividade, doenças cardíacas e a diminuição da capacidade auditiva.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é possível estabelecer parâmetros técnicos para avaliar a intensidade sonora adequada para cada ambiente. Confira abaixo os valores recomendados segundo a norma NBR10152:
- de 35 a 45 dB para hospitais (áreas de apartamento, enfermaria, berçários e centro cirúrgico);
- de 40 a 50 dB para escolas (salas de aula e laboratórios);
- de 45 a 55 dB para hotéis (portaria, recepção e circulação);
- de 40 a 50 dB para restaurantes;
- de 40 a 50 dB para igrejas e templos;
- de 45 a 60 dB para ginásios poliesportivos.
Logo fazer um tratamento acústico no ambiente, ou investir em modelos de isolamento acústico, aumentam o conforto sonoro no ambiente e já é uma das grandes tendências do setor da construção civil em 2024. Em ambas as soluções citadas, o objetivo maior é proporcionar conforto auditivo para quem habita determinada área, mas sob efeitos diferentes.
Quando falamos em Isolamento acústico estamos nos referindo ao controle da entrada e saída do som do ambiente enquanto o Tratamento acústico controla a qualidade do som existe. A intenção de locais que possuam isolamento acústico é evitar que o som produzido em um ambiente seja ouvido em outro, criando uma barreira sonora intransponível. Para isso podemos usar materiais especificos, como a Lã de Vidro, a Lã de Pet e a Lã de Rocha. A escolha dos materiais depende de diferentes fatores, mas principalmente da necessidade dos proprietários e qual tipo de som deseja evitar.
A Lã de Vidro é um dos isolantes mais famosos do mundo. É feita por um componente fabricado a partir de sílica e sódio, aglomerados por resina sintética. Além do isolamento acústico, exerce a função de isolante térmico, sendo portanto, muito usado em forros para controle térmico.
Já a Lã de Pet é uma escolha ecologicamente correta uma vez que é produzida com base na lã de garrafa Pet, matéria prima 100% reciclável, antialérgica e que não prolifera bactérias e mofo.
E por fim, a opção de Lã de Rocha é uma manta produzida de matérias primas que se encontram em grande quantidade na natureza. Utilizando principalmente rochas basálticas e escórias metalúrgicas na sua composição, possui uma alta resistência a água. Uma vez que os aditivos misturados as fibras garantem propriedades repelentes a umidade.
Já o Tratamento acústico transforma a energia sonora em energias cinética e/ou térmica, controlando o som no ambiente. Sendo assim, passa-se a ter um espaço mais harmonizado tanto na escuta quanto na fala, pois não há a incidência de “eco”. Para tal feito, usa-se materiais porosos, fibrosos e leves, para que ao passar o som por essas estruturas ele seja dissipado estrategicamente. Sendo assim, é comum o usos de espumas, painéis e revestimentos com fibras ou lã minerais.
Com excelente performance acústica, o painel Fiberwood tem as bordas bisotadas proporcionando acabamento perfeito e podem ser aplicados em formato de nuvem ou fixa a uma estrutura metálica.
Produzidos em mdf, os Painéis Nexacustic oferecem acabamento em melanina ou folha de madeira.Os Painéis Nexacustic podem ser instalados em teto ou paredes formando superfícies planas ou curvas. Com design diferenciado e sistema exclusivo de fixação proporcionam visual contínuo e acabamento perfeito.
Por ser uma grande tendência no mercado da construção civil, é possível ir além e encontrar materiais acústicos para todos os segmentos da construção. Recentemente a Knauf, uma das empresas líder do mercado de construção a seco, lançou o KONTRAPISO AKUSTICO para melhorar a absorção de impactos no piso de uma edificação, gerando uma redução considerável de ruídos no piso superior que são transmitidos para o piso inferior.
Inovação, responsabilidade social e tecnologia são os guias para o mercado acústico do Brasil. Na rede UltraObra você encontra um linha completa tanto de produtos para o Isolamento Acústico quanto para o Tratamento Acústico. Para mais informações, clique no botão de WhatsApp abaixo e escolha uma das nossas unidades:
Até o próximo post!