Se você está a procura de um piso com fácil instalação, excelente custo benefício, alto teor de conforto térmico e acústico e que ainda tenha design e desenhos modernos, provavelmente você já deve ter chego a recomendação do Piso Vinilico e/ou Piso Laminado. Por serem dois tipos de revestimentos internos bem semelhantes é muito comum não saber qual deles escolher na hora de construir ou reformar. Hoje separamos algumas informações relevantes para te ajudar nesse processo de escolha diferenciando cada um deles, além de informações necessárias sobre a manutenção e performance comercial de mercado.
Basicamente o material de que é feito cada um é o que vai caracterizar o produto, desde o formato da sua instalação, quantidade a comprar e onde aplicar. Continue a leitura para entender melhor.
O Piso Vinilico, ao contrário das tradicionais opções de piso frio, é um revestimento ecologicamente correto devido a sua fabricação partir do PVC ou Cloreto de Vinila. Além disso, o desperdício de material é minimizado devido as suas versões de formato, o que garante um meio mais sustentável. Quando comparado ao Piso Laminado, observamos uma maior flexibilidade do produto durante o seu manuseio, o que permite ao instalador criar moldes mais estratégicos e realizar encaixes estruturais de maior complexidade sem perda tangível da matéria.
Esses formatos são divididos em 3, sendo eles: placas, réguas ou mantas. Em todas as versões podem ser encontrados em várias cores, texturas. Além disso, graças a sua ampla variedade de disposição conseguimos trabalhar a paginação sob ângulos únicos, ou seja, podem ser feitos desenhos dos mais tradicionais aos mais autênticos. Já os laminados vêm em formato de régua e placas. Sua textura e tonalidade de madeira são o ponto forte, já que trazem muita naturalidade e acolhimento a decoração.
Os pisos laminados são muito utilizados em ambientes internos, como áreas comerciais e residenciais. Por outro lado, os pisos vinilicos podem ser instalados em quartos, salas, cozinhas, banheiros e lavabos. Por isso é importante verificar às recomendações de cada fabricante.
Quando falamos em conforto, tanto o piso vinilico quanto o laminado trazem a sensação de aconchego ao ambiente, já que desempenham funções térmicas no espaço. O mesmo não acontece para o conforto sonoro. Por ser derivado da Madeira, o piso laminado tem uma superfície mais lisa, o que reverbera com mais facilidade o som de “toc toc” ao andar, sendo necessário cobrir o contrapiso com uma manta acústica. Pelo mesmo motivo, a superfície se torna deslizante para cães e gatos.
Porém, seu sistema de instalação aceita a aplicação sobre o piso já existente, se estiver totalmente nivelado e sem buracos. São vendidos os sistemas de cola e clique, que facilitam a aplicação.
Outro ponto decisivo para a escolha entre o piso vinilico e o piso laminado é a manutenção desse revestimento em relação a limpeza. O piso laminado é de fácil higienização, sendo necessário somente uma vassoura de cerdas macias e um pano com pouquíssima água. Vale lembrar que o sol e a umidade em excesso podem danificar o chão. Logo, e ambos os tipos de revestimento quando bem cuidados pode-se chegar a durabilidade de até 8 a 15 anos, dependendo do fabricante.
Sendo assim, a escolha entre o piso vinilico e o piso laminado deve ser feita a partir das necessidade de convívio do espaço, assim como das especificações estruturais do ambiente.
Em todas as lojas UltraObra você encontra a linha completa de Piso Vinilico e Laminado da Tarket e Eucafloor, disponivel a pronta entrega com o consultor. Clique no botão de whatsapp abaixo para falar com um dos nossos consultores.
Nos vemos no próximo post.